23 OUT 2009
Debates na Tribuna na 34ª Sessão Ordinária
O Vereador Arno foi o primeiro a usar a Tribuna, trazendo a solidariedade e o agradecimento a Defesa Civil pela pronta atuação nos bairros que sofreram alagamento por conta das chuvas na tarde de segunda feira. Solicitando ainda a Secretaria da Habitação que faça visitas as áreas de risco de inundação de nossa cidade, como nas beiras de córregos e rios. Vereador Rolgaciano foi a Tribuna trazendo informações aos Nobres Pares dessa Casa de Leis, sobre a reunião da ACAT em conjunto com a Amat, que ocorreu em Suzano no dia 15 de outubro, onde protocolou Requerimento deste Legislativo, solicitando que a Entidade faça um estudo e pleiteie a implantação de um hospital de referência do idoso na região, junto a Secretaria de Estado da Saúde. Colocou também em deliberação o agendamento com o Secretário do Estado da Saúde para discutir a abertura do Pronto Atendimento do Hospital Santa Marcelina. E ainda sobre as reuniões conjuntas entre a AMAT e ACAT em que foi apresentado aos membros das Associações a Minuta do projeto de transformar a AMAT em CONDEMAT que é o Consorcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tiete, e ainda a discussão da situação do Aterro Pajoan e o colapso da situação da destinação final do lixo das cidades da região. Falou ainda sobre a prorrogação do fechamento da Campanha de abaixo assinado, que foi adiado para o próximo sábado em virtude das fortes chuvas no sábado anterior. “Quero registrar ainda que não foi este Vereador que chamou a imprensa e TV para a reportagens que fizeram contra o Hospital Santa Marcelina. O que estou lutando é pela abertura do P.S e não denegrir a imagem do hospital. É importante trazer a tona neste Plenário as ações em que estamos empenhado. Trazer essas discussões para essa Casa tenha o conhecimento do que está ocorrendo em nossa cidade. Vereador Oscar Cabrera foi a Tribuna onde comentou a respeito de indagações que recebeu de munícipe, pelo e-mail corporativo do site desta Câmara, Se há Lei que regula o tempo de atendimento pelas instituições bancarias e financeiras em nossa cidade: “Temos a Lei 2368/05 que Dispõe a obrigatoriedade das agencias bancarias e demais estabelecimento de crédito, a colocar a disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas, para o atendimento digno e profissional de seus clientes. No seu art. 2º estabelece o período de 15 minutos em dias normais; 25 minutos em véspera ou após feriados prolongados e 30 minutos em dias de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais. Não podendo ultrapassar este período em hipótese alguma. Estabelece ainda a multa de R$ 564,00, dobrando em caso de reincidência pelo descumprimento da Lei. A Lei não é cumprida, e o desrespeito dos bancos com os seus usuários vai muito além. Vereador Doni solicitou aparte “este dias fui ao banco Real peguei a senha as 14:57 e fui atendido as 16:16”. Aparte do Vereador Celso Reis “A Lei da Federação dos Bancos o horário de atendimento é das 11:00 às 16:00hrs. Devemos sim estar atento pois,a nível de Itaquá, mais ainda a nível da Amat e da ACAT, pois também foi suprimido o tempo de auto atendimento, acarretando ainda esse tempo de permanência das filas”. Dr. Oscar “temos que destacar e cobrar com mais veemência, está na hora de melhorar a fiscalização nos bancos. Os bancos vão diminuindo os seus custos e o consumidor é que paga. E ainda quero falar sobre a Moção de Aplausos ao Pronto Socorro Municipal, pois em uma necessidade de atendimento familiar, fomos atendidos por todos os profissionais, atendentes, enfermeiras, médicos. Foi um atendimento digno de parabéns. No P.S tem medicamentos, tem atendimento digno de um hospital, está fazendo um atendimento de primeira, parabéns a todos os profissionais da Secretaria da Saúde. Nós reclamamos quando não está adequado, também temos que destacar e saudar quando o serviço público é prestado com qualidade. Estão todos de parabéns.” Vereador Celso Reis foi a Tribuna agradecer e destacar o apoio desta Casa aos Projetos de Leis 109/09 e 114/09, “é preciso que cada um de nós dê a sua contribuição para que combater esse tipo de crime. Segundo a Secretaria Especial de Direitos Humanos 76% dos casos de pedofilia registrado encontra-se no território nacional. A nossa Câmara, a nossa cidade é a primeira da região do Alto Tiete a ter uma Lei Municipal de proteção das nossas crianças, que trata dessa situação.