13 NOV 2009
Debates na Tribuna na 37º Sessão Ordinária
O Vereador Mário Charutinho foi a Tribuna falar sobre a Propositura da Moção “Votos de Louvor e Aplausos à Comitiva eee....trem cosquento de Itaquá e seus Membros pelo 1º aniversário comemorado no dia 05 de novembro de 2009, de sua autoria. “Que essas pessoas não estão juntas somente para diversão, mas também cumprem um papel social em nossa cidade”. O Vereador Firmino foi a Tribuna falar sobre o Requerimento que fez ao Executivo, solicitando informações á CS – Brasil Transporte de Passageiros, quais os motivos dos impedimentos de pessoas portadoras de deficiência e idosos, e os correntes transtornos enfrentado por essas pessoas na utilização dos Coletivos. O Vereador Dr. Oscar agradeceu a Realtv, por mais uma vez se fazer presente em mostrar ao vivo na internet a Sessão, o Sr. Nelson do Jornal de Itaquá. “A tarefa nos incumbida de fiscalizar o processo da Estação do Aracaré, quero informar que ainda não obtivemos resposta da formalizando se a Estação mudará ou não, estamos alerta. E a Julio Simões continua com as suas falhas. Eles os gestores tem que sentir que estamos atentos ao flagelo do povo”. Falou ainda sobre Projeto de Lei que se encontra no Congresso Nacional, que visa a diminuição do valor da passagem, com a isenção de Taxas municipais. Ainda sobre sua participação no Congresso Nacional do Pc do B, como delegado estadual e representando Itaquá. E sobre a eleição da OAB de Itaquá, das três chapas concorrentes, relatando que política se faz em todas as instancias. Vereador Rolgaciano saldou o vereador Cabral, suplente que assumira a vaga, e desejando boa sorte nos trabalhos, parabenizou o Vereador Mário pela homenagem feita a Comitiva, da responsabilidade social do grupo, que não é só diversão e lazer, mais também trabalho social. “nos não temos que nos preocupar com o que a Julio Simões acha, e sim o que a população acha que esta Casa de Leis tem que fiscalizar, vamos unir forças para isso”. Relatou ainda caso de uma senhora que se encontrava no Pronto Socorro Municipal e que necessitava de ser transferida para hospital de referencia para procedimento cirúrgico não realizado no P. S. Falou ainda, da ACAT, que oficiou o agendamento com a Secretaria Estadual de Saúde, para construir um hospital de referencia do idoso. “E o nosso povo que esta sofrendo e eles não querem saber de quem é a competência de cuidar”. Agradeceu ao diretor do Jornal de Itaquá pela matéria informativa sobre a Lei municipal de remoção de postes, quando se encontra em frente de garagens residenciais. Sobre o convite do Ato Oficial da entrega da Minuta do Condemat. Vereador Dr. Roque usou a Tribuna, onde debateu sobre o Requerimento do Vereador Firmino, sobre o debate do Dr. Oscar, ressaltando “quando empregamos ações, empregamos com responsabilidade e o Sr cumpriu com a sua tarefa, o esporte tem verdadeiro diferencial na formação dos jovens”. Falou ainda sobre matéria publicada em blog da ONG Voto Consciente, onde faz relatos sobre os trabalhos desta Casa de Leis. “Só não posso concordar com a mal colocação a respeito da sessão anterior, e se não durou é porque não havia expediente a mais a ser discutido, porque nós estamos aqui, fala sobre o atraso do início da Sessões, nós estamos aqui, nos reunindo nas Comissões as terças e quintas-feiras a partir das 16:00 para a discussão da pauta em deliberação. Não posso concordar que estamos em retrocesso. Nós estamos em verdadeiro crescimento. Uma cidade que tem hoje tantas escolas construídas, cozinha comunitária, não pode estar vivendo um retrocesso. Isso é próprio daqueles que estão a serviços de grupos, e se falou alguma mentira eu vou pra cima. Essa Câmara aprova os Projetos que vem do prefeito ,que visam melhorias. hoje entrou em deliberação Projetos e foram todos lidos, e se entrar na pauta na sessão seguinte, com certeza vamos pedir a dispensa da leitura, já foram deliberados. A Lei é publicada. Aparte do Vereador Rolgaciano “sobre a leitura dos Projetos que pede dispensa, pode ser pedido por qualquer vereador”. Aparte do Vereador Mário “será que o que o Jardim Itaquá é retrocesso? E o Ginásio Municipal, que ficou fechado por mais de quatro anos, o Jardim Mônica, Califórnia e América. Será que é retrocesso o direito do povo de ir e vir, já fui adversário desse Prefeito e hoje somos da situação”. Aparte do Vereador Donizete Santos “os moradores já estavam desistindo do asfalto”. Vereador Celso foi a Tribuna falar sobre os Votos de Aplausos ao dias dos Diretores de Escolas e o trabalho dos professores, sobre a audiência da TV Itaquá, e sobre a Lei das Sacolas Ecologicamente Correta, que entra em vigor a partir de 2011, e que vai contribuir e muito com o meio ambiente. ”Sacolas biodegradável, isso nos entendemos que é uma contribuição na vida do nosso planeta”. Falou sobre a inauguração da escola ambiental. “Que estas crianças sejam cidadãs mais consciente com o meio ambiente”. E sobre o Projeto de Lei Disque 100, que visa ampliar o número de denúncias nos casos de pedofilia. “que possamos estar denunciando, é gritante os casos que estamos vendo na mídia. A falta de mecanismo para ser denunciados, é de iniciativa de nossa Câmara e que seja levado as reuniões da Acat para outras Câmaras também”. Vereador Gui “também utilizou a Tribuna para falar sobre o Projeto das Sacolas Ecológicas, que fez juntamente com o Vereador Celso. como o material agora utilizado demora muito a se decompor no meio ambiente. Falou ainda sobre os transtornos que o trânsito de caminhões e ônibus causam aos moradores da Rua das Palmeiras, que esta Câmara cobre do Prefeito e da Secretaria de Transporte que fiscalizem o local.