13 MAR 2018
1933 visualizações
Câmara de Itaquaquecetuba abriga sessão solene da Campanha da Fraternidade 2018
Solenidade contou com a presença do Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini

A Campanha da Fraternidade 2018 (CF2018), com o tema “Fraternidade e superação da violência” foi apresentada na Câmara de Itaquaquecetuba. O assunto, que tem tomado conta dos noticiários, foi apresentado para parlamentares, representantes das polícias civil e militar, lideranças e membros da sociedade civil organizada, bem como à comunidade católica presente no evento.

A iniciativa vem acompanhada do lema “Em Cristo somos todos irmãos”. A cerimônia foi realizada no plenário da Casa e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. A lei 3.407 é proveniente do projeto de lei de autoria do vereador Rolgaciano Fernandes (PODE).

DomPedro Luiz Stringhini fechou os debates da sessão, o Bispo falou que esse ano a campanha da fraternidade realiza a 55ª edição.

“Queremos incentivar o poder público para que de fato busque políticas públicas que favoreçam a população, começando pela Educação. Podemos juntos construir uma sociedade que possa vencer a violência”, disse o bispo, que também falou sobre a “cultura da violência” presente na estrutura da sociedade.

Em seguida, o vereador, Rolgaciano Fernandes Almeida, que presidiu a sessão solene falou sobre a necessidade de combater a violência. “Hoje a violência é um dos maiores desafios que enfrentamos. É nosso dever encontrar soluções para esse mal que assola o nosso país com a criação de políticas públicas que atendam os menos favorecidos, as crianças e os jovens. Nossa maior arma contra isso se chama oportunidade, quem tem oportunidade, com certeza tem um futuro melhor”, explicou Rolgaciano.

A sessão foi encerrada após os presentes entoarem o Hino da Campanha da Fraternidade, bem como oração e benção proferida por Dom Pedro Luiz Stringhini.

Também participaram do evento, Padre Leandro Machado Silvestre, da Paróquia Santos Apóstolos, Padre Luiz Renato de Paula, da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Padre Luiz Mercúrio, da Paróquia Jesus Divino Mestre, Padre Antônio Rodrigues da Paróquia Santa Isabel de Portugal, Diácono Rafael Rodrigues da Paróquia Santa Rita, de Mogi das Cruzes, além de diáconos e representantes de movimentos da igreja católica.

Prestigiaram o evento representantes de entidades como o Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, OAB-Itaquaquecetuba, OAB-São Paulo e das polícias civil e militar.

Campanha da Fraternidade

A “Campanha da Fraternidade” é realizada todos os anos, durante o período quaresmal, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. A finalidade é despertar a solidariedade dos fiéis e de toda a sociedade em relação a um tema proposto pela Igreja e que esteja em voga, inclusive para ser trabalhado como objeto de reflexão e de transformação social.

A Igreja no Brasil realiza, há 54 anos, no tempo da quaresma, a Campanha da Fraternidade, através da qual, aborda um diferente e urgente problema social do Brasil, contribuindo com propostas concretas capazes de se transformar em leis de defesa dos pobres e de toda a população, como o estatuto do idoso e a lei da ficha limpa.

Gisele Santos

Diretora Geral