20 JUN 2018
2027 visualizações
1º ENCONTRO DE PROTETORES DE ITAQUAQUECETUBA E REGIÃO É REALIZADO NA CÂMARA
Iniciativa da Comissão Permanente de saúde teve apoio de associação dedicada ao bem-estar animal

Com o propósito de orientar e beneficiar o trabalho de pessoas que se dedicam à causa da proteção animal, um evento organizado pela Comissão Permanente de saúde da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, aberto ao público destinado a apoiar os cuidadores, ativistas e protetores, além de ONGs em defesa da causa animal, foi realizado, na última sexta-feira (15 de junho), no Legislativo Itaquaquecetubense, 1º Encontro De Protetores de Itaquá e Região.

Este é o primeiro encontro voltado à discussão de políticas públicas em defesa dos animais, realizado no Legislativo. A oportunidade tem como objetivo oferecer conteúdo qualificado por meio de palestras que pretendem estimular a troca de informações e o crescimento das ONGs, bem como reconhecimento ao trabalho destes heróis anônimos, conhecidos como protetores da causa animal, que acolhem esses bichinhos abandonados.

Veterinário, o vereador e presidente da Comissão da Saúde, Edson Rodrigues (PODE), o Edson da Paiol, fez um balanço positivo do encontro:

“A ideia era que os visitantes pudessem trocar experiências com diversos profissionais renomados do setor. Este foi o primeiro evento voltado à proteção animal nesta Casa de Leis e que teve como investidura uma programação feita com base nas necessidades apontadas pelos próprios protetores, com temas eleitos por eles, considerados verdadeiros desafios para quem está envolvido com a causa da proteção animal”, destacou Edson da Paiol.

Nesta primeira edição, destaque para parte da programação que foi aberta ao público, para que simpatizantes da causa animal participassem de debates sobre o tema, pudessem conhecer ONGs e projetos sérios, além de descobrirem o que podem fazer enquanto simpatizantes do movimento.

A GAARI (Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba), apoiou a iniciativa. Na oportunidade, 25 protetores foram homenageados pelo trabalho empenhado em prol dos animais.

“O trabalho dos protetores é tentar minimizar esta crise e, ao mesmo tempo, ajudar estes animais abandonados a encontrarem uma família onde possam dar e receber muito amor, estes são os ‘protetores’. Pessoas que, quando passam pela rua e veem um animal encolhido, desnutrido ou ferido, não conseguem seguir em frente, indiferentes à situação. Estes heróis do dia a dia recolhem os animais, levam a clínicas veterinárias, onde muitas vezes ficam por meses, tamanho o estrago com sua saúde, dão comida, banho e carinho, enquanto paralelamente correm atrás de voluntários que possam ajudar tanto financeiramente quanto na busca por um novo lar para estes bichinhos”, destacou Lessandra Gonçalves, presidente da GAARI.

O encontro contou com a presença de vereadores e autoridades municipais e regionais, entidades, além de simpatizantes, ativistas e protetores.

Gisele Santos

Diretora Geral