11 SET 2018
Vereadores querem agenda com Secretário de Estado da Segurança Pública
Reunião realizada nesta terça-feira (11 de setembro), definiu encaminhamento

Diante das frequentes ocorrências relacionadas a falta de segurança em Itaquaquecetuba, segundo relatos e reivindicações de munícipes, os vereadores se reuniram nesta terça-feira (11 de setembro), a fim de debater as principais dificuldades e possíveis ações e soluções para amenizar a questão. Uma audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, para pleitear os pedidos será intermediada pelos parlamentares para colocar as demandas em pauta.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Conselho Municipal de Segurança (Conseg-Centro), além de representantes de entidades.

Os parlamentares apresentaram as principais demandas que recebem diariamente na rua e nos gabinetes e as principais preocupações quanto a falta de ação urgente poderá resultar.

O Tenente Coronel PM Anderson Caldeira Lima, Comandante do 35º BPM/M de Itaquaquecetuba, salientou que a PM tem trabalhado no limite, de acordo com as condições e estrutura que a corporação possui.

“Estamos falando de uma doença social e que a PM é a parte que está mais exposta neste sentido, porém, cabe ressaltar nosso empenho, comprometimento e estratégias desenvolvidas de acordo com as condições e estrutura que temos, precisamos do apoio dos vereadores para intermediar mais efetivo e viaturas”, pontuou o comandante.

Já o Delegado Titular da Delegacia Central de Itaquaquecetuba, Dr. Francisco Del Poente, pediu mais fiscalização por parte da prefeitura.

“Peço que a prefeitura possa nos ajudar reforçando a fiscalização, quanto às autorizações para o funcionamento de bares, por exemplo, nestes casos, poderemos prevenir muitas situações. Além disso, cabe salientar que nós conseguimos aumentar o número de inquéritos no município, ou seja, o trabalho está sendo feito, deste número, pelo menos 70% é de atendimento à mulher vitimizada. Portanto, de acordo com a estrutura que temos, estamos conseguindo desenvolver um trabalho satisfatório. Importante ressaltar que as pessoas precisam registrar as ocorrências, que muitas vezes, não entram nas estatísticas por falta de registro”, ponderou.

Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal, presidente do Legislativo itaquaquecetubense, classificou a reunião como positiva.

“Essa foi uma oportunidade de discutir os principais gargalos, o que é urgente e decidir, por encaminhar uma agenda com o secretário de Estado da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, para pleitear os pedidos desses profissionais da segurança e da sociedade civil, em geral”, concluiu o presidente.

Gisele Santos

Diretora Geral