EnqueteAGENDA DE EVENTOS

UPFMD - Unidade Padrão Fiscal - R$ 69,65

13/11/2018 às 20:17:00
Plano Municipal de Redução de Riscos é apresentado durante Audiência na Câmara
Mascarenhas, Marengo Baixo, Residencial Fortuna, Jardim Tropical, Tipóia e Vila Japão estão entre os setores de risco alto de inundação

Com a finalidade de debater e apresentar o relatório final do Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR, da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, a Câmara de Vereadores abrigou nesta segunda-feira (12 de novembro), uma audiência pública organizada pelo Poder Executivo e presidida pelo secretário de Habitação, Roberto Kimura. A audiência contou com a presença de vereadores, servidores públicos, representantes de entidades e a sociedade civil.

“Um órgão federal fez um levantamento para catalogar as áreas de risco em potencial e indicar possíveis ações que as o município, o estado e a União deveriam fazer para conter esses problemas alagamento, escorregamento e enchentes. Esse trabalho foi feito de forma superficial e embasou algumas ações do Ministério Público que considerou que a prefeitura deveria fazer remoções ou obras de contenção e melhorias, em um primeiro momento, 31 áreas de risco”, explicou Kimura.

“Contestamos e conseguimos prazo para cumprir os Termos de Ajustamento de Conduta, pois entendemos que os riscos não era da forma que havia sido classificado. Foi feito um novo plano para que possa ser homologado e assim, buscarmos recursos junto às esferas, a partir daí termos base legal para justificar. Importante para monitorar e proteger, com uma política de prevenção, os moradores que se encontram nessas áreas”, complementou o secretário de Habitação.

Fernando Alves, geólogo da REGEA - Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais, empresa contratada apresentou o relatório final do Plano Municipal de Redução de Riscos.

“Na fase de elaboração do plano foram realizados levantamentos de dados, cadastramentos, investigações de campo, capturadas imagens de satélite, fotos aéreas e terrestres, além de estudos, pesquisas, treinamento e capacitação de agentes municipais para o combate as adversidades que possam acontecer nas áreas de risco”, disse o geólogo.

Ao todo 55 bairros divididos em 31 setores passaram por uma avaliação minuciosa, apontando os tipos de processos que podem ocorrer nesses locais, como inundações, solapamentos e escorregamentos de terra.

Segundo o secretário, alguns setores de risco alto, não são necessariamente todo o bairro, mas trechos específicos com risco de inundação estão os bairros: Mascarenhas, Marengo Baixo, Residencial Fortuna, Jardim Tropical, Tipóia e Vila Japão.

Gisele Santos

Diretora Geral

Câmara Municipal de Itaquaquecetuba-SP

LOCALIZAÇÃO:

Rua Vereador José Barbosa de Araújo, nº 267 - Bairro: Vila Virgínia
CEP: 08573-040

Segunda à Sexta-Feira das 09 às 17h30 - Sessões Ordinárias ocorrem toda Terça-feira, a partir das 15 horas
Fone para contato:
© Copyright Instar - 2006-2018.