10 DEZ 2018
CÂMARA HOMENAGEIA DIRETORA ESCOLAR COM TÍTULO DE CIDADÃ ITAQUAQUECETUBENSE
Solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 07 de dezembro, na Câmara de Itaquaquecetuba; projeto de decreto legislativo que confere a honraria foi idealizada pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Carlinhos da Minercal

Emoção, alegria e superação deram tom à sessão solene em outorga ao Título de Cidadã itaquaquecetubense à diretora da Escola Estadual Roque Barbosa de Miranda, Valdelice Nogueira Tonhá, realizada na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, na noite desta sexta-feira (07 de dezembro). Projeto de decreto legislativo que confere a honraria foi idealizada pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal.

Orquestrada pelo presidente do Legislativo, no plenário Maurício Alves Braz, a solenidade contou com a presença de amigos, familiares e vereadores.

A homenagem foi prestada à diretora pelos relevantes serviços prestados à comunidade itaquaquecetubense, na Educação e no social.

Valdelice Nogueira Tonhá tem 67 anos, é diretora da Escola Estadual Roque Barbosa de Miranda, em Itaquaquecetuba há 27 anos e através da Educação tem contribuído, efetivamente, com relevantes serviços à comunidade itaquaquecetubense.

Filha de Joaquim de Almeida Tonhá e Julieta Nogueira Tonhá, é casada com Jonas Alberto da Silva e tem três filhos: Adrieli Tonhá Carneiro, Everton Tonhá da Silva e Guedryan Tonhá da Silva.

Professora por formação enxergou no ensino um caminho para um futuro melhor, não só no que diz respeito ao profissional, mas em prol da sociedade, por mais qualidade de vida para o bairro e todo entorno.

Sua primeira luta foi garantir a merenda dos alunos, já que estamos falando de uma escola num bairro formado por pessoas simples, sem água, com poucos funcionários e outras adversidades.

Para garantir os dias letivos para os alunos do noturno, levava os professores, depois das 23 horas, para Mogi das Cruzes e abria a escola no dia seguinte, antes das 7 horas.

Em apoio à comunidade, sempre foi solidária. Atendia as pessoas do bairro que ficavam doentes ou grávidas, levando-as para os hospitais e a escola estava sempre à disposição, nas campanhas para vacinação e conscientização.

Mesmo diante de todas as dificuldades, a Escola ficou entre as 100 melhores Escolas do Estado de São Paulo, no ano de 1996, mesmo não tendo biblioteca, sala de leitura, laboratório e sala para os professores, porque eles cediam a sala dos professores para os alunos não ficarem fora da escola.

Desenvolveu muitos projetos para atrair a comunidade. O primeiro, foi “Criança Feliz”, em seguida a escola foi palco do “concurso de redação” envolvendo temas como a família, escola e o bairro. Na oportunidade, parcerias auxiliaram na o apoio a muitas famílias, inclusive, com a reforma da casa de uma aluna, em função da situação precária que vivia. Também a realização do “Mutirão da Saúde”, por diversas vezes.

O Projeto “Escola da Família” completa as ações de parceria com a comunidade.

Emocionada, Valdelice agradeceu o carinho despendido e a parceria em prol da cidade, em especial ao vereador Carlinhos da Minercal, que viu na homenageada, predicados que justificam tal honraria.

“Agradeço, imensamente a cada um, minha família, minha equipe e, sobretudo, ao Carlinhos da Minercal, que tornou possível esse mérito que eu jamais imaginei receber. A caminhada não foi fácil, mas muito gratificante ver todo esse caminho percorrido”, disse Valdelice.

Autor do reconhecimento, o presidente, Carlinhos da Minercal, por sua vez, o parabenizou pela singela homenagem ao contar que acompanhou de perto a trajetória da profissional.

“A Valdelice contribuiu muito para o desenvolvimento do Jardim Josely, não só com a escola, mas com a chegada do posto de saúde, entre outras ações sociais. Receba com muito respeito e carinho esta singela homenagem. Parabéns pelo trabalho e obrigado por dedicar parte de sua vida para nossa gente e o desenvolvimento de nossa querida Itaquaquecetuba”, destacou o Carlinhos da Minercal.

O presidente finalizou a sessão parabenizando Valdelice Nogueira Tonhá por receber um título de tamanha relevância, como o de Cidadã itaquaquecetubense, o maior concedido no município.

A sessão solene contou com a apresentação de um vídeo exibido, sobre o cotidiano da diretora escolar em seu ambiente de trabalho. Além da apresentação musical do cantor Maurício Dias que abrilhantou, ainda mais, a cerimônia.

Gisele Santos

Diretora Geral