19 DEZ 2018
PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ BALANÇO POSITIVO DE MANDATO
Presidente classificou sua gestão como um grande desafio e adotou um modelo de gestão pública responsável

Perto de completar seu mandato de dois anos, à frente da atual Legislatura, o presidente da Casa de Leis itaquaquecetubense, Roberto Carlos do Nascimento (PSDB), o Carlinhos da Minercal, fez um balanço positivo de seu mandato ao longo dos últimos 23 meses frente a presidência da Câmara de Itaquaquecetuba. A avaliação otimista acrescenta, inclusive, a realização de um mandato transparente e voltado para as pessoas, plataforma do seu trabalho, que visa, ainda, defender os interesses da população e divulgar ações do Legislativo.

Durante período da atual Legislatura, o presidente classificou sua gestão como um grande desafio. Desde que assumiu a presidência da Câmara, Carlinhos da Minercal adotou um modelo de gestão pública responsável, realizando uma administração rigorosa e séria para o bom funcionamento da Câmara.

Sobre os feitos positivos, Carlinhos da Minercal disse se sentir realizado por implantá-los, entre eles está a realização de capacitação aos servidores, a reestruturação administrativa. A ação foi necessária para regularizar a situação da Casa de Leis junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que apontou “desproporção entre cargos em comissão e efetivos” e “excesso de assessores legislativos”.

A Câmara de Itaquaquecetuba foi a primeira da região a realizar a devolução da frota de veículos oficiais ao Executivo, apenas dois permaneceram no Legislativo para serviços essenciais. A medida gerou uma economia de 72,10% neste ano, em comparação com o ano passado. Em 2017, o valor gasto com seguro e combustível totalizou R$62.780, 56. Já em 2018, foram gastos, R$17.513, 17. Em abril foram desincorporados 12 veículos oficiais, já em dezembro outros três.

Destaque também para as audiências públicas, uma maneira democrática de participação popular e a realização dos trabalhos da CEI do Transporte que investigou irregulares que foram constatadas e apontadas no relatório final, a fim de serem tomadas a medidas cabíveis por parte da prefeitura e da empresa até então responsável, a CS Brasil.

Outro importante progresso do Legislativo implantado por Carlinhos da Minercal está a implantação do novo site, que possibilitou uma navegação mais transparente e intuitiva.

Carlinhos da Minercal agradece o apoio da população, dos vereadores, do Executivo e da imprensa.

“Agradeço, imensamente, o apoio que tive de todos os vereadores. Esta foi uma gestão democrática em que empreendemos um trabalho voltado à população e, sobretudo, aos mais carentes. Sabemos que precisamos progredir ainda mais, no entanto, estamos caminhando para tornar a qualidade de vida uma realidade para nosso povo”, frisa.

O presidente reitera seu compromisso junto ao povo itaquaquecetubense.

“Após o término do meu mandato como presidente continuarei fazendo o papel do vereador presente, visitando os bairros e conversando com a população. Essa é minha vontade, trabalhar em prol dos moradores da cidade”, ressalta.

Concurso

O concurso público para o preenchimento de 19 vagas, realizado na gestão do presidente Carlinhos da Minercal, foi homologado nesta terça-feira, dia 18 de dezembro.

Balanço
De janeiro a dezembro de 2018, os vereadores apresentaram 2.036 indicações à administração, apreciaram 83 requerimentos, deliberaram 66 projetos de lei, destes 51 de autoria do Legislativo, quatro projetos de resolução, quatro projetos de lei complementar, 51 projetos de decretos legislativos, 17 decretos legislativos, uma emenda à Lei Orgânica e 20 moções, além de 204 portarias. Em 2018 foram realizadas 40 sessões ordinárias e 14 extraordinárias.

Gisele Santos

Diretora Geral