06 MAI 2019
DAEE aguarda recursos para iniciar obras em Itaquá
Para o DAEE, se houver recursos as obras começam
Vereadores Edson da Paiol e Adriana do Hospital, acompanhados do deputado Rodrigo Gambale, participaram de reunião com superintendente e técnico do departamento para buscar soluções de combate às enchentes

O presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, e a vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, acompanhados do deputado estadual Rodrigo Gambale (PSL), que lidera a Frente Parlamentar de Combate às Enchentes da Região do Alto Tietê, estiveram hoje de manhã (06/05) no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para buscar soluções que evitem as enchentes que tanto prejudicam os moradores de Itaquá. No final, a reunião foi produtiva e o órgão afirmou que só aguarda a chegada de recursos financeiros para que obras emergenciais sejam iniciadas.

Os políticos que representam a região foram recebidos pelo superintendente do DAEE, Heitor Brandão de Azevedo; o assessor técnico e superintendente adjunto, Nelson Nashiro; e o engenheiro José Augusto Mendes, o Guto. Em uma reunião que durou mais de uma hora, vários temas foram debatidos, inclusive o projeto de melhorias para o Jardim Fiorelo e a Vila Bartira, que precisam receber os serviços de canalização e a construção de um muro no córrego Três Pontes.

Após questionamento da vereadora Adriana, que vem pedindo melhorias desde 2014 e no último dia 3 de abril esteve no DAEE reforçando as solicitações, o técnico Guto informou que estudos foram realizados e enviado um projeto ao departamento financeiro, mas este alegou que não havia recursos. Ambos concordaram na extrema necessidade de se fazer algo em Itaquá e que a prefeitura poderia colaborar retomando um convênio com a autarquia do estado de São Paulo.

No encontro, ainda houve tempo para uma conversa sobre a retomada do desassoreamento do rio Tietê e a construção de piscinões e pôlders, que beneficiariam bairros como a Vila Japão, a Vila Maria Augusta, o bairro Tipoia e a Vila Sonia, que também sofrem em época de chuvas.

O deputado Rodrigo Gambale e os vereadores Edson e Adriana se comprometeram em juntar os estudos e os valores e buscar os recursos necessários. Se houver verba, o DAEE já garantiu que vai fazer o possível para evitar as inundações e alagamentos no município.

O vereador de Poá, Saulo Souza (SD), e o vereador de Ferraz de Vasconcelos, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), também participaram da reunião e trataram do mesmo assunto, porém, com o foco voltado para as cidades que representam.