08 MAI 2019
Sessão tem seis requerimentos e um projeto de lei aprovados
Sessão teve debate, bom público e requerimentos aprovados
Reunião desta terça-feira (07/05) no Plenário Vereador Maurício Alves Braz teve discursos inflamados, debates e propostas votadas

A 14ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, ocorrida ontem (07/05), terminou com a aprovação de seis requerimentos e um projeto de lei. A Ordem do Dia recebeu duas proposições de última hora, uma do vereador Celso Reis (PSDB) de pesar pela morte de dois policiais militares e outra do vereador Elio de Araújo (PT do B), o Elinho, que luta pela extensão do pró-labore aos PMs com possuem alguma restrição médica.

Dois requerimentos apresentados e lidos pelo primeiro secretário, o vereador Valdir Ferreira (PSD), pediam uma posição do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) em relação aos questionamentos já feitos no passado, mas que ficaram sem resposta. Eles foram aprovados e novamente serão encaminhados ao chefe do Executivo.

O requerimento nº 60, do vereador Cesar Diniz de Souza (PTdoB) quer saber se a área de Esportes e Lazer de Itaquá está recebendo algum tipo de serviço. Já o pedido nº 73, de autoria dos parlamentares Adriana Aparecida Félix (PSDB), Edvando Ferreira de Jesus (PSD) e também de Cesar Diniz de Souza busca novas informações com a prefeitura, neste caso sobre os serviços de iluminação pública na cidade.

O vereador David Ribeiro da Silva (PPS) protocolou requerimento pedindo informações obre a frota de veículos do Executivo. Segundo ele, o veículo usado para guinchar carros no município está com a documentação vencida desde 2014. "O guincho está (com a documentação) todo atrasado. É uma situação bizarra", comentou. A votação terminou com 10 votos a favor, oito contra e uma ausência.

A solicitação de pesar pela morte de dois policiais militares, feita por Celso Reis, foi aprovada por unanimidade na Casa de Leis e, por fim, o projeto de lei do vereador Elio de Araújo também teve o aval de todos os membros da Câmara. Elinho quer que o pró-labore, pago aos PMs, seja estendido aos oficiais que possuam alguma restrição médica, mas ainda assim prestam serviços importantes para Itaquaquecetuba.

Três moções de aplausos também receberam votação de todos os vereadores ontem. Uma parabenizava policiais que realizaram o parto de um recém-nascido, outra para a modelo e atriz mirim Sarah Vitória do Nascimento Silva, que é de Itaquá e está se destacando na televisão. Por último, os atletas que representaram o município nos Jogos Regionais também tiveram seus esforços reconhecidos pela edilidade.

O que foi aprovado na sessão de ontem?

Requerimento 69/2019

Autoria: Cesar Diniz de Souza.

Assunto: Solicitando ao Senhor Prefeito Municipal e a Secretaria de Esporte e Lazer, informações sobre o funcionamento e atividades desenvolvidas na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Requerimento 70/2019

Autoria: Elio de Araújo, Armando Tavares dos Santos Neto

Assunto: Reiterar ao Sr. Prefeito Municipal, pedido de respostas formulado por intermédio do Requerimento nº 015/2019.

Requerimento 71/2019

Autoria: Elio de Araújo, Cesar Diniz de Souza

Assunto: Reiterar ao Sr. Prefeito Municipal, pedido de respostas formulado por intermédio do Requerimento nº 016/2019.

Requerimento 73/2019

Autoria: Adriana Aparecida Félix, Cesar Diniz de Souza, Edvando Ferreira de Jesus

Assunto: Solicita informações sobre as empresa que prestaram e que presta serviços de Iluminação Pública do Município de Itaquaquecetuba.

Requerimento 74/2019

Autoria: David Ribeiro da Silva

Assunto: Requer informações acerca da frota de veículos da Prefeitura Municipal.