09/05/2019 às 15:53:00
Biblioteca livre incentiva leitura aos visitantes da Câmara
Livros doados ficam à disposição do público, que pode levar a obra, emprestar para um amigo ou apenas devolver à Casa de Leis

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba quer incentivar o hábito da leitura nas pessoas e para isso, desde o início do ano, dezenas de livros estão disponíveis nas mesas que ficam nos dois saguões do prédio - um no térreo e outro no primeiro andar. A iniciativa faz parte de um projeto do site Bibliotecas do Brasil, que prevê a criação de inúmeras bibliotecas livres em todo o País. A ideia básica é que todos estão livres para pegar um livro, ler, devolver, emprestar, doar outra obra, ou seja, o importante é disseminar o conhecimento sem restrições.

Junto dos livros há cartazes com os seguintes dizeres: "Leia - pegue um livro e leia; Empreste - Quando terminar a leitura empreste para alguém que você gosta; Devolva - Ou devolva para esta biblioteca. Essa biblioteca livre aceita doações de livros de literatura". A ação faz com que muitos munícipes que aguardam serem atendidos nos gabinetes ou esperam a abertura do plenário tenham contato com todo tipo de livros, incluindo obras clássicas da literatura brasileira.

A iniciativa partiu da diretoria e presidência da Câmara, que percebeu esta oportunidade de levar cultura aos visitantes sem custos para o Poder Legislativo. Portanto, na próxima vez que visitar a Casa de Leis de Itaquaquecetuba leia, empreste ou devolva um livro.

Os interessados em conhecer melhor o projeto bibliotecas livres pode acessar o site http://www.bibliotecasdobrasil.com/2013/12/leia-empreste-ou-devolva.html.