22 MAI 2019
Seis requerimentos são aprovados na 16ª Sessão Ordinária de 2019
Sessão teve seis requerimentos aprovados na Ordem do Dia
Pedido de apuração de crime de responsabilidade supostamente cometido pelo prefeito também foi votado na Câmara

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou seis requerimentos feitos por vereadores na sessão da última terça-feira (21/05). Entre os principais temas estão a cobrança de informações da prefeito em relação à obra inacabada da Delegacia Central e do Centro Dia do Idoso, além do pedido para que a administração municipal faça parte do programa Saúde na Hora, que estende o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender as pessoas que trabalham em horário comercial. Um pedido de apuração de crime de responsabilidade contra o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) também foi aprovado.

Os dois requerimentos sobre obras inacabadas são do vereador Cesar Diniz Souza (PTdoB), o Cesinha da Associação. Ele quer saber o motivo de a prefeitura não terminar os trabalhos nestes dois locais. Já o requerimento para aumentar o horário de atendimento nos postos de saúde é do vereador Armando Tavares dos Santos Neto (Patriota), o Armando Neto.

Antes da Ordem do Dia, seis parlamentares utilizaram a tribuna para tratar de vários temas. Adriana Aparecida Felix (PSDB) falou sobre o furto que sofreu no início do mês e de ameaças que vem recebendo. O vereador David Neto (PPS) explicou o que a Comissão Processante que investiga as possíveis irregularidades em contrato da prefeitura com a empresa que presta serviço de limpeza urbana está fazendo. "Acionamos a Polícia Federal, o Gaeco e o Ministério Público", disse. É dele o requerimento que cobra investigação sobre possível crime de responsabilidade cometido pelo prefeito, uma vez que ele não estaria respondendo aos questionamentos da Câmara.

O vereador Elio de Araújo (PTdoB) falou sobre projetos de sua autoria que foram engavetados no passado e agora podem ser colocados de novo para votação. "Projetos bons para a sociedade, como a obrigação de placas de itinerários nos pontos de ônibus e a criação do dia de consciência do Alzheimer". Ele agradeceu a boa vontade do presidente da Casa, Edson Rodrigues (Podemos) em rever esses pedidos.

Cesinha da Associação também usou a tribuna e criticou o fato de a prefeitura não ter levado os jovens de Itaquá aos jogos regionais deste ano e de a cidade não poder sediar um campeonato de judô porque o ginásio não tem alvará de funcionamento.

Depois dele, Armando Neto subiu ao púlpito e falou sobre a inclusão da cidade no programa Saúde na Hora. "Muitas pessoas, que trabalham em horário comercial, não conseguem agendar consultas, fazer exames. Esse programa estende o horário das 17 até as 22 horas em alguns casos, beneficiando essa população. Suzano já preencheu os dados, Itaquá nada ainda. Não tem desculpa para não aderir a esse projeto", explicou o vereador.

Por fim, o vereador Pelé da Sucata (PSDB) criticou o descaso com as obras da UBS do Jardim Zélia. "Lá virou ponto de tráfico de drogas, de usuários, criminosos", desabafou.

O que foi aprovado na 16ª sessão?

Requerimento 79/2019

Autoria: Cesar Diniz de Souza, Armando Tavares dos Santos Neto

Assunto: Solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, informações em caráter de URGÊNCIA, sobre a Delegacia Central.

Votação:  18 favoráveis e 1 ausente

Requerimento 80/2019

Autoria: David Ribeiro da Silva

Assunto: Requer providências urgentes para apuração de crime de responsabilidade do Prefeito Mamoru Nakashima e demais Agentes Políticos

Votação:  10 favoráveis, 8 contrários e 1 ausente

Requerimento 81/2019

Autoria: Cesar Diniz de Souza

Assunto: Solicitar informação em caráter de urgência, sobre a implantação do Centro Dia do Idoso.

Votação: 15 favoráveis e 4 ausentes

Requerimento 84/2019

Autoria: Armando Tavares dos Santos Neto, Adriana Aparecida Félix

Assunto: Solicita informação sobre o Programa Saúde Na Hora, neste município.

Votação: 18 favoráveis e 1 ausente

Requerimento 85/2019

Autoria: Adriana Aparecida Félix

Assunto: Solicita alteração de data e horário para a convocação dos Secretários Municipal de Obras e Serviços Urbanos para esclarecimentos da obra da Ponte que liga o Bairro Jardim do Carmo com o Bairro Jardim das Oliveiras no Município de São Paulo.

Votação: 10 favoráveis, 7 contrários e 1 ausente

Requerimento 86/2019

Autoria: Adriana Aparecida Félix

Assunto: Solicita alteração de data e horário para a convocação do Secretário Municipal de Saúde Willian Sergio Maekawa Harada , do (a) Coordenador(a) de Saúde e Coordenador(a) do Setor de Zoonose em questão das ações de combate ao Mosquito Aedes Aegyptis e número de notificações de casos confirmados de Dengue neste Município.

Votação: 10 favoráveis, 7 contrários e 1 ausente