30 MAI 2019
Audiência Pública revela gastos e debate problemas da Saúde
Audiência Pública da Saúde ocorreu na quarta-feira (29/05)
Prefeitura investiu 21% do orçamento neste setor, sendo que o mínimo exigido é de 15%

De janeiro a abril deste ano, a Prefeitura de Itaquaquecetuba gastou quase R$ 30 milhões com a saúde. Os números foram divulgados ontem (29/05) durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Apesar de os dados estarem acima do limite mínimo de investimento para essa área, que é de 15%, os vereadores aproveitaram a presença de representantes do Poder Executivo para perguntar o porquê de alguns problemas continuarem existindo na cidade. O público também teve a oportunidade de fazer questionamentos.

Com início previsto para às 18 horas, a audiência recebeu cerca de 50 pessoas, entre funcionários da prefeitura e munícipes, que foram ao Plenário Vereador Maurício Alves Braz acompanhar a reunião. Apesar de o local não ter lotado, o número de presentes já é maior que o da última audiência, que ocorreu no período da tarde e não contabilizou 10 pessoas na área reservada ao público.

A secretária adjunta de Saúde, Silmara do Carmo Pereira, representou o secretário William Harada, que não compareceu na audiência. Da parte do Legislativo estavam o presidente da Câmara, o vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, e os parlamentares Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital; João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata; David Ribeiro da Silva (PPS), o David Neto; Carlos Alberto Santiago Gomes (PSD), o Santiago; e Rolgaciano Fernandes Almeida (Podemos).

Logo no início da audiência, Silmara informou os números dos gastos da prefeitura. "Durante o primeiro quadrimestre, a receita total recebida foi de R$ 136.835.928,56 e a prefeitura aplicou R$ 29.945.423,68 na Saúde, sendo 21,88% do orçamento", explicou.

Todos vereadores pediram a palavra e questionaram a subsecretária sobre problemas na área da saúde. O vereador Santiago elogiou o fato de o público estar presente para a audiência e levantou o tema do número de ambulâncias na cidade. "Soubemos de ambulâncias paradas. O que está ocorrendo?", perguntou. "Estamos num processo de renovação da frota. Algumas realmente não estão em condições de uso (duas vans novas). Aguardamos motoristas fazerem cursos e a previsão é de que, em julho, tenhamos carros novos na cidade", respondeu ela.

A vereadora Adriana do Hospital também fez questionamentos. "Sabemos que a dificuldade em contratar médicos é por causa do salário. Porém, só a Câmara devolveu milhões no ano passado para a Prefeitura, isso é falta de gestão", desabafou.

A audiência durou mais de duas horas e teve a participação de munícipes que fizeram perguntas aos vereadores e à secretária. "É a primeira vez que vejo um munícipe usar a tribuna e fazer questionamentos. Antes, as audiências estavam sempre vazias, sem ninguém. Estou feliz por essa participação", disse o presidente da Comissão de Saúde, o vereador Pelé da Sucata, que comandou os trabalhos na Casa ontem. Amanhã (31/05), a Câmara realiza a Audiência das Finanças, com início previsto para às 18 horas.

Quanto a prefeitura investiu em Saúde no 1º quadrimestre de 2019?

Receita total: R$ 136.835.928,56 (100%)

Aplicado em Saúde: R$ 29.945.423,68 (21,88%)

Mínimo exigido por lei: 15% da receita total