06 JUN 2019
Câmara realiza palestra sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Munícipes terão a oportunidade de conhecer, tirar dúvidas e saber detalhes sobre o assunto

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba realiza no próximo dia 11 de junho, às 18h30, uma palestra para explicar à população o que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O evento é uma prévia para a Audiência Pública da LDO, que ocorre na semana seguinte, no dia 18, no mesmo horário. A entrada é livre, no entanto a Casa de Leis manterá o respeito ao limite máximo de pessoas no plenário para que todos tenham conforto e segurança, como já tem ocorrido durante as Sessões Ordinárias.

A palestra será ministrada pela oficial administrativa da Câmara de Itaquaquecetuba, Adriana Patrícia Loureiro Guimarães, que trabalha há 23 anos no Legislativo e já atuou como diretora de contabilidade e também como controladora interna. Ela é formada em Ciências Contábeis e tem pós-graduação em Contabilidade Pública.

"A prefeitura, seguindo o que determina a Constituição Federal, deve elaborar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A primeira é um plano de governo de médio prazo que direciona os caminhos da administração municipal e tem vigência de quatro anos. Sendo que a LDO tem como objetivo apontar as prioridades e metas para o próximo exercício. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual com base no que foi estabelecido no PPA, ou seja a LDO aponta qual a parte do PPA que será executada no ano vindouro. No caso da audiência deste ano, será abordado o que a prefeitura pretende realizar em 2020", explica Patrícia.

Ela faz questão de lembrar que é importante a população saber sobre essas diretrizes, até mesmo para ajudar a Prefeitura a direcionar seus trabalhos na cidade. "No dia da palestra vamos apenas dar explicações para o público. A participação com opiniões poderá ser realizada no dia da audiência, que ocorrerá na semana seguinte", conclui.

A ideia da palestra é uma iniciativa da vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB) junto dos vereadores Santiago (PSD) e Armando Neto (Patriota), que compõem a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara.