14 JUN 2019
Câmara realiza Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Participação da população é fundamental na audiência
Poder Legislativo realizou duas palestras para explicar para a população o que é essa lei. Agora, o encontro é para saber se o munícipe aprova as propostas da Prefeitura para 2020

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento, realiza na próxima terça-feira (18/06), às 18h30, a Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na ocasião, o projeto de lei da Prefeitura referente aos serviços e gastos para o ano de 2020 será exposto à população. É nesse encontro que a sociedade e os vereadores poderão tomar decisões para alterar ou manter os projetos previstos pela administração municipal.

Nos últimos dias, a Câmara realizou duas palestras para explicar o que é a LDO, sendo uma na sede do Poder Legislativo e outra na Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi). Nesses eventos, a população pôde aprender o que significa essa lei e como o cidadão faz para alterá-la, caso as propostas da Prefeitura não satisfaçam a necessidade da maioria.

A participação das pessoas é importante, como comprovou a palestrante e oficial administrativa da Câmara, Adriana Patrícia Loureiro Guimarães: "Quando instituiu o orçamento participativo, a prefeitura de São Paulo levou propostas como construção de hospitais e escolas em um bairro da periferia, porém os moradores se uniram e disseram que não queriam nada disso, que eles queriam áreas para a prática de esportes, pois acreditavam que somente o esporte manteria seus filhos longe das drogas", exemplificou ela.

Portanto, apontar o que as pessoas mais precisam é uma forma de indicar o que a Prefeitura deve fazer no próximo ano com o dinheiro público. A LDO será votada pelos vereadores na última sessão deste semestre, por isso é importante eles ouvirem a população para darem um voto consciente e útil a favor do município.

O presidente da Câmara, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Santiago (PSD), e os membros da comissão, vereadores Adriana Aparecida Felix (PSDB) e Armando Neto (Patriota), convidam toda a população para assistir à audiência da próxima terça. A lotação máxima no plenário é de cerca de 100 pessoas sentadas com segurança e conforto.

Prévia

Durante as duas palestras sobre a LDO, alguns serviços que a Prefeitura pretende realizar em 2020 foram apontados, como a continuação da reforma da Praça Padre João Álvares, a construção de uma unidade de Saúde, reforma de salas de aula e investimentos no esporte. Alguns temas geraram polêmica, como a reforma da praça, que já se prolonga por alguns anos e o resultado não tem sido uma unanimidade entre os itaquaquecetubenses. Todos os serviços propostos serão mostrados para a população no dia 18 de junho.