17 JUN 2019
Poder Legislativo se une aos cartórios eleitorais na campanha da biometria
Câmara e cartórios eleitorais se unem para informar a população
Vereadores participaram de uma reunião com juiz eleitoral e o chefe de cartório para tirar dúvidas e ajudar a informar melhor a população sobre o cadastramento por meio das impressões digitais

Os vereadores de Itaquaquecetuba receberam, na última terça-feira (11/06), o juiz eleitoral Fernando Luiz Batalha Najavas e o chefe do cartório eleitoral José Angelo Castanharo para se unirem na campanha que incentiva as pessoas a fazerem a biometria. O objetivo é informar a população sobre a necessidade dessa atualização por meio da impressão digital, que deverá ser cobrada nas próximas eleições.

Algumas ações estão sendo realizadas em Itaquá para facilitar o acesso ao serviço. Uma delas é a instalação de um posto móvel do cartório que ficará no Hipermercado D'avó, dentro do Shopping Pateo Itaquá, na avenida Ítalo Adami, nº 1.809, bairro Morro Branco, até o dia 28 de junho, atendendo de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30. No local, os eleitores conseguirão atualizar seus dados e fazer a biometria.

Já para os eleitores que não conseguem um tempo durante o horário comercial em dias úteis, os cartórios da cidade abrem uma vez por mês aos sábados, sempre das 8 às 13 horas, para realizar os serviços. O próximo sábado em que o cartório abrirá será o de 13 de julho, depois o de 10 de agosto, 21 de setembro, 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro.

"A biometria é obrigatória e quem não fizer pode ter o título de eleitor cancelado, por isso queremos informar às pessoas que é importante se antecipar", explicou Navajas aos parlamentares. "Para quem não pode ir durante a semana, o cartório abre uma vez por mês aos sábados", lembrou Castanharo.

Durante o encontro, os vereadores fizeram perguntas e conversaram bastante sobre a importância da campanha. "Nos últimos anos, o número de eleitores caiu de 236 mil para 232 mil, ou seja, tivemos 4 mil títulos cancelados (em Itaquaquecetuba). Isso pode influenciar na hora da eleição", concluiu o chefe do cartório.

FIQUE POR DENTRO

O que é a biometria?

A biometria é uma forma de identificar um indivíduo por meio de suas características físicas. Neste caso, a impressão digital dos dedos.

Onde fazer o cadastramento biométrico?

Cartório da 377ª Zona Eleitoral

Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 180, Vila Virginia

De segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas

Cartório da 419° Zona Eleitoral Vila Virgínia

Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 180, Vila Virginia

De segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas

Posto móvel

Hipermercado D'avó, dentro do Shopping Pateo Itaquá

Avenida Ítalo Adami, 1.809, Morro Branco

De segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30 horas

Os cartórios abrirão aos sábados?

Sim, das 8 às 13 horas, mas apenas uma vez por mês.

Confira as datas:

- 13 de julho;

- 10 de agosto;

- 21 de setembro;

- 19 de outubro;

- 9 de novembro;

- 7 de dezembro.

É preciso apresentar quais documentos?

- Documento de identificação;

- Comprovante de residência;

- Título de eleitor (se tiver).

- Central de Atendimento ao Eleitor: 148

- Site oficial: www.tre-sp.jus.br