12 SET 2019
Denúncia sobre irregularidades na merenda escolar também é arquivada
Comissão Processante não encontrou provas suficientes para comprovar atos ilegais da Prefeitura

A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba arquivou a terceira denúncia, feita somente este ano, contra o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB). Desta vez, o assunto era referente a supostas irregularidades na contratação dos serviços de merenda escolar no município. Em sessão extraordinária realizada anteontem (10/09), os parlamentares não viram provas suficientes para punir o chefe do Executivo.

Esta denúncia foi protocolada pelo munícipe Leandro da Silva Alves e investigada por uma Comissão Processante, formada pelos vereadores Rolgaciano Fernandes (Podemos), Aparecida Barbosa da Silva (PTB), a Cida da Fisioterapia, e João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata. Por mais de 90 dias, eles trabalharam em cima do caso para comprovar ou não a denúncia realizada.

Esta já é a terceira denúncia arquivada pela Câmara este ano, sendo que as outras duas são referentes a supostas irregularidades na contratação da empresa que presta serviços de limpeza urbana e coleta de lixo, a Peralta Ambiental, e de um possível ato de improbidade administrativa quando o prefeito não teria respeitado a legislação vigente e realizou um contrato de emergência com uma empresa para prestar o serviço de transporte público na cidade.

Durante os trabalhos da comissão, o prefeito chegou a participar de uma oitiva na Câmara, onde respondeu a vários questionamentos. Na ocasião, ele negou ter agido fora do que permite a lei e informou que as Secretária Municipais correspondentes aos assuntos sempre se pautaram ao que diz o departamento jurídico da Prefeitura. O relatório final da denúncia recebeu algumas emendas da vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital. Para ela, não é porque a denúncia foi arquivada que a Prefeitura não tenha de prestar mais informações sobre os serviços prestados.