08 OUT 2019
Ex-deputado e protetores de animais recebem homenagem na Câmara
Durante sessão solene, o ex-deputado Ricardo Tripoli recebeu a medalha São Francisco de Assis

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba recebeu um grande evento na última sexta-feira (04/10) dedicado às pessoas que trabalham pela causa animal em toda a região do Alto Tietê. Durante Sessão Solene, com a presença de autoridades, o ex-deputado Ricardo Tripoli foi homenageado com a medalha São Francisco de Assis, pelo seu trabalho em benefício dos animais. Em seguida, cerca de 40 protetores foram congratulados com um pequeno troféu.

O evento teve início com o hino nacional, cantado pela funcionária da Câmara, Esther de Souza Dias, que emocionou o público e as autoridades. Em seguida, uma apresentação musical com violino e teclado deu as boas vindas aos homenageados da noite. Com cerimonial da jornalista e assessora parlamentar Dani de Paula, a Sessão Solene teve início por volta das 19h30.

O primeiro a utilizar a tribuna foi o deputado Estevam Galvão, que elogiou a estrutura da Casa e a iniciativa da homenagem. “O Tripoli foi um dos pioneiros na defesa da causa animal. Ele também é um dos maiores e mais fanáticos defensores do meio ambiente”, comentou. Em seguida, a vereadora de Itaquaquecetuba, Adriana do Hospital, falou ao público sobre a importância de reconhecer o trabalho de Ricardo Tripoli. “Quase todo mundo tem um animal, que faz parte da nossa família, que nos anima quando chegamos em casa. Por isso é importante o reconhecimento desse trabalho. Que Deus continue abençoando a sua vida (Ricardo Tripoli)”.

O deputado estadual Rodrigo Gambale lembrou que só quando temos representatividade é que sabemos da importância de uma causa. “É importante termos um representante para esta causa. E nada melhor que na data de hoje, dia de São Francisco de Assis, homenagear vocês (protetores). Está aqui alguém que se parece muito com São Francisco de Assis, Ricardo Tripoli, pela sua dedicação aos animais”, elogiou o político, que conseguiu uma emenda de R$ 300 mil para a ONG Gaari continuar atuando com eficiência em Itaquá.

O presidente da Câmara de Itaquá, Edson da Paiol, agradeceu a presença do público e falou do trabalho que presta na cidade nesse assunto e da inspiração que o ex-deputado leva aos protetores. “Fico feliz por essa causa ter ganhado força na nossa cidade. O Tripoli é nossa inspiração”.

Quando Tripoli subiu a tribuna, ele já havia recebido a homenagem de várias autoridades presentes, como a do vereador de Suzano Lizandro Frederico; da vereadora de Jacareí, Sônia Patas da Amizade; da vereadora de Mogi das Cruzes, Fernanda Moreno; dos vereadores de Itaquá: Celso Reis, Rolgaciano, Cesinha da Associação; do delgado Eliardo Jordão; e do empresário Lucas do Liceu.

“Uma vez me perguntaram por que eu não ia cuidar dos idosos. Eu respondi que não é uma questão divergente, mas convergente, pois há quem trate dos idosos, tem quem trate das crianças e tem quem trate dos animais. Hoje é permitido que pacientes tenham contato com seus animais em hospitais, e essas pessoas se recuperaram mais rápido de suas doenças. O que demonstra que o animal, mais que companheiro, ele cura as pessoas”, exemplificou.

Tripoli ainda dedicou a medalha recebida a todas as pessoas que se dedicam à causa. “Quero dividir essa premiação com cada protetor, pessoas que muitas vezes de forma anônima se dedicam aos nossos animais. E que São Francisco, lá de cima, sempre olhe por nós”, concluiu.

Após a entrega da medalha, mais de 40 pessoas que trabalham pela causa animal em Itaquá e região foram homenageadas pela ONG Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (Gaari), durante o 2º Encontro de Protetores do Alto Tietê.

Participaram do evento ainda os vereadores de Itaquá, Elio de Araújo, Arnô Cabeleireiro, Pelé da Sucata, Cida da Fisioterapia; do vereador e presidente da Câmara de Jacareí, Abner de Madureira; e do ex-prefeito de Poá Francisco Pereira de Sousa, o Testinha.