20 FEV 2020
Vereadores fazem apelo ao Governo do Estado por combate às enchentes
Parlamentares também cobraram ações mais efetivas por parte da Prefeitura

Cinco vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba protocolaram documentos pedindo informações e cobrando, tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado, sobre ações de combate às enchentes no município. Na última sessão, ocorrida na terça-feira (18/02), requerimentos e moções sobre o tema foram aprovados. Entre as principais reivindicações estão a urgência no desassoreamento do rio Tietê, o cancelamento dos boletos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às famílias atingidas pelas chuvas e agilidade para a realização de obras no córrego Três Pontes.

Só a vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, foi a autora de quatro medidas, entre elas a que cobra a Prefeitura sobre o projeto de combate às enchentes do córrego Três Pontes, aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Ela quer saber qual o cronograma para as obras serem realizadas no local, que fica na divisa de Itaquá com São Paulo. A Prefeitura terá um prazo para responder o questionamento. Ela ainda pede que faltas em creches e escolas, causadas por causa das chuvas, não sejam computadas, e que as famílias afetadas pelas enchentes não paguem o IPTU deste ano.

A parlamentar também fez parte de uma moção em conjunto com os vereadores Armando Tavares dos Santos Neto (Patriota), o Armando Neto, e David Ribeiro da Silva (PPS), o David Neto, em que fazem um apelo ao Governo do Estado para que o trecho do rio Tietê, em Itaquá, seja desassoreado, bem como o córrego Caputera.

Já os vereadores Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, que é o presidente da Casa de Leis, e João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata, protocolaram requerimentos cobrando a Prefeitura sobre ações de combate às enchentes no município. Eles querem saber tudo o que está sendo feito para amenizar esse problema antigo da cidade. Na semana passada, quase 300 famílias ficaram desalojadas por causa das enchentes em Itaquaquecetuba.