20 JAN 2021
SESSÕES
2043 visualizações
Sessões ordinárias serão virtuais para evitar riscos de contaminações pela Covid-19
Maioria dos vereadores decidiu manter sessões virtuais
Com recomendação do governo do Estado para Itaquá retornar à fase vermelha, Poder Legislativo prefere evitar causar aglomerações

As primeiras sessões ordinárias de 2021 serão realizadas por videoconferência para evitar riscos de contaminações pela Covid-19. A decisão do presidente David Ribeiro da Silva (PP), David Neto, em conjunto com a Mesa Diretora, levou em consideração a opinião da maioria dos vereadores, que participaram de uma reunião hoje de manhã (20/01) na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. A decisão levou em consideração a situação atual da pandemia do coronavírus em todo o Brasil, incluindo a indicação do governo do Estado de São Paulo para que Itaquá retornasse à fase vermelha do Plano São Paulo, que avalia as situações dos municípios paulistas. Mesmo sem a presença de público, as sessões presenciais poderiam aglomerar grande número de pessoas, uma vez que a Câmara tem 19 vereadores, os assessores teriam de acompanhar as reuniões, os servidores da Casa dariam suporte aos trabalhos e a imprensa não poderia ser impedida de participar.

“Vamos fazer a sessão virtual e os servidores poderão dar orientação ao vereador que tiver dificuldade com a ferramenta (zoom) para que participe de seu gabinete, desde que tenha um computador com captura de imagem ou mesmo pelo celular (smartphone), na segurança de sua sala, sem aglomeração e riscos”, explicou David Neto. Desde o mês de abril do ano passado, o Poder Legislativo realiza sessões e audiências virtuais, por meio da ferramenta de videoconferência Zoom.

Para o diretor-geral da Câmara, Roberval Amorim, essa é a decisão mais acertada para o momento. “Se estivéssemos numa situação de diminuição de casos de contaminação, tudo bem, mas pelo contrário, estamos sendo alertados a voltarmos para a fase vermelha. O momento é de evitar aglomeração e diminuir todas as chances de contágio”, ponderou.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba ocorrem sempre às terças-feiras, às 15 horas. As sessões virtuais são transmitidas ao vivo pela página da Câmara no Facebook. A primeira sessão do ano está marcada para o dia 2 de fevereiro. Durante o mês de janeiro, a Câmara está no período de recesso parlamentar.

VINCULADOS À PÁGINA:
David Ribeiro da Silva