05 FEV 2021
PLANTÃO COVID-19
Itaquá passará para a fase amarela do Plano São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo anunciou hoje (05/02) uma nova classificação dos municípios no Plano São Paulo, que monitora a situação do coronavírus e planeja a retomada da economia de forma segura. Itaquaquecetuba, que estava na fase laranja (de segunda a sexta das 6 às 20 horas) e na fase vermelha (de segunda a sexta das 20 às 6 horas e aos finais de semana) passará para a fase amarela, onde existe maior controle sobre a Covid-19 e por isso uma flexibilização maior para a abertura de serviços.

Com a nova classificação, o comércio pode atender presencialmente até às 22 horas, em todos os setores; a capacidade máxima de pessoas por estabelecimento é de 40%; os bares podem abrir, mas a venda de bebida alcoólica deve ser encerrada às 20 horas; e os horários de atendimento pode durar até 12 horas por dia.

Itaquaquecetuba chegou a ser classificada na fase verde do Plano São Paulo, mas uma segunda onda da pandemia fez com que o município e toda a região do Alto Tietê regredissem de fases, devido à grande quantidade leitos ocupados nos hospitais.

Números

Até a tarde de ontem, Itaquá registrava 7.495 casos confirmados e 382 mortes por coronavírus, segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). De acordo com publicação da Prefeitura realizada ontem no Facebook, Itaquaquecetuba já vacinou 2.916 pessoas contra a Covid-19.

A Câmara

O funcionamento da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba não será alterado por conta dessa mudança de fases anunciada pelo governo estadual. Atualmente, o prédio do Poder Legislativo abre as postas aos munícipes apenas das 9 às 12 horas, como medida para conter exatamente aglomerações e possíveis contágios. Além disso, só é permitida a presença de um visitante por gabinete. Ainda assim, todos os servidores cumprem seu horário de trabalho e atendem ao público por telefone, e-mail ou whatsapp. As sessões ordinárias estão sendo realizadas de forma virtual.

Entenda as fases do Plano São Paulo de controle e combate ao coronavírus:

plano-brasil

Fontes: Governo do Estado de São Paulo e Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat)

Mais informações: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/