08 MAR 2021
SESSÕES
Parlamentares querem mais segurança no Parque Marengo e Parque Piratininga
Vereador Sidney Santos pediu mais patrulhamento no Parque Marengo
Câmara quer realizar uma Audiência Pública com o Governo do Estado para debater a Segurança Pública

Os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba querem mais segurança nos bairros Parque Marengo e Parque Piratininga. Durante a 5ª sessão ordinária, realizada no dia 2 de março, pelo menos três parlamentares apresentaram proposições cobrando reforço do policiamento e da vigilância nos referidos bairros. Segundo eles, o número de assaltos tem aumentado e um latrocínio ocorrido no início da semana passada deixou a população com medo.

O primeiro a fazer uma indicação sobre o assunto foi o vereador Edson Moura (PL). Após um assalto que terminou com a morte de uma mulher em uma padaria no Parque Piratininga, no dia 1º de março, o parlamentar decidiu fazer um pedido para que a Prefeitura realize um estudo que possa aumentar o efetivo de Guardas Civis Municipais (GCMs) no bairro, fortaleça o patrulhamento preventivo em pontos estratégicos e disponibilize uma viatura exclusiva 24 horas para a base comunitária.

“No dia 20 de fevereiro, eu já tinha pedido mais segurança ao (bairro) Piratininga. Agora peço de novo, pois nossa base tem só dois guardas e precisamos de mais. A criminalidade está muito grande. Estão invadindo casas para roubar carros. Eu mesmo já fui vítima no ano passado”, ressaltou Edson Moura.

Outro vereador que fez um apelo por mais segurança, mas desta vez para o Parque Marengo, foi Sidney Santos (PP). “O bandido não respeita ninguém. Temos que pedir mais policiais ao Governo do Estado. É preciso colocar tudo o que for preciso – polícia, guarda, cachorro – na rua para acabar com a bandidagem”, desabafou o parlamentar.

O vereador Santiago (PSD) também fez uma indicação pedindo mais policiamento nos bairros. “Temos que nos unir para pedir que a gestão estadual aumente o policiamento na cidade, pois sabemos que temos poucos policiais aqui. Nosso prefeito tem interesse em fazer, em melhorar, e isso já é importante”, complementou.

Já o líder de governo, vereador Rolgaciano (Pode), disse que infelizmente as ações de combate ao crime sofrem com o atual código penal brasileiro. “Hoje, o bandido é preso em flagrante e em alguns dias a Justiça manda soltar, e daí ele vai e comete outro crime. O que precisa é termos uma lei mais dura, que puna efetivamente o criminoso”, disse.

Audiência Pública

Todos os 19 vereadores aprovaram um requerimento pedindo uma Audiência Pública sobre Segurança com o Governo do Estado para buscar soluções que diminuam a criminalidade em Itaquaquecetuba. O objetivo é que participem da audiência o secretário estadual de segurança, o secretário municipal de segurança, o prefeito e os vereadores para que sejam discutidas ações que possam ser colocadas em prática para coibir assaltos nos bairros. O requerimento foi encaminhado à Prefeitura.