01 ABR 2021
CÂMARA
Presidentes das Câmaras da região criam Frente Legislativa Intermunicipal
David Neto representou Itaquaquecetuba no encontro regional

O presidente da Câmara de Itaquaquecetuba, vereador David Neto (PP), participou hoje (01/04) de uma reunião com os presidentes dos Legislativos municipais do Alto Tietê. O encontro ocorreu na Câmara de Mogi das Cruzes e teve diversas discussões sobre temas relevantes para a região, entre eles questões ligadas à prevenção da Covid-19 como o fechamento das Câmaras, suspensões das sessões ordinárias, devoluções de dinheiro antecipadas às prefeituras e transparência na vacinação. Ao final, os parlamentares criaram um plano de trabalho conjunto entre os presidentes que foi chamada de Frente Legislativa Intermunicipal.

David Neto ficou satisfeito com o resultado da reunião e acredita que todos estão no caminho certo ao se unirem em benefício da região. “Nesse momento difícil, se unir e buscar soluções é o melhor a ser feito”, pontuou o chefe do Legislativo itaquaquecetubense. “É sem dúvidas uma Frente que vai nos unir e fortalecer a nossa atuação no Alto Tietê. Juntos nós poderemos tomar as decisões mais acertadas para a nossa região”, disse o presidente da Câmara de Mogi, Otto Rezende.

Sobre o funcionamento das Câmaras da região, a maioria dos parlamentares informou que foi adotado um sistema de revezamento, sessões online e trabalho em home office, além do fechamento do Legislativo para o público externo. A Câmara de Suzano, por sua vez, suspendeu totalmente os trabalhos. “Tivemos que fechar na última semana devido aos casos que tivemos lá, foram uns dez casos confirmados, não dá para sustentar o funcionamento”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Suzano, Leandro Alves de Faria (PL).

Os parlamentares debateram também sobre a atuação dos Tribunais de Conta nos Legislativos da região. De acordo com os vereadores, em muitos casos há um certo exagero nos apontamentos. “Parece que o pessoal do Tribunal quer pegar a nossa caneta”, reclamou o presidente da Câmara Municipal de Arujá, Gabriel dos Santos (PSD).

Em relação a isso, Otto Rezende sugeriu a criação de um grupo para dialogar com os Tribunais de Contas. “Nós temos que fazer pressão e fazer com que os nossos deputados nos auxiliem nesse trabalho. Seria muito importante eles marcarem audiência com a gente para que a gente mostra os problemas da cidade para que eles sintam o que passamos”, afirmou.

A intenção do Governo Estadual de implantar pedágios na região também foi um tema abordado pelos vereadores. Todos se posicionaram contra o Pedágio e se comprometeram a buscar apoio para barrar a medida. Os parlamentares ainda discutem soluções para uma melhor formatação da prioridade de vacinação nos municípios e a autonomia das cidades em relação às restrições de combate à pandemia de Covid-19, entre outras questões.

Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Flávio Inha (PTB), o presidente da Câmara de Poá, Diogo Pernoca (PL), o presidente da Câmara Municipal de Santa Branca, Assis da Auto Elétrica (PSL), o 1º secretário da Câmara Municipal de Guararema, Lourenço Júnior (PDT), representando a presidente do Legislativo, Bruna Lourenço (PL), o presidente da Câmara de Biritiba Mirim, Raposão (PL), o presidente da Câmara de Santa Isabel, o Luizão Arquiteto (PL), o vereador da Câmara de Mogi das Cruzes, policial Maurino (Pode) e o vereador da Câmara de Ferraz de Vasconcelos Valtinho do Som (PSD).

VINCULADOS À PÁGINA:
David Ribeiro da Silva