02 JUN 2021
CEI DA SABESP
Vereadores fazem vistorias em obras e acompanham serviços
Comissão fez vistorias em vários bairros de Itaquá
Membros da Comissão confirmaram que problemas no fechamento dos buracos são constantes e cobram mais qualidade da empresa

Os vereadores integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostas irregularidades em obras e serviços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) fizeram vistorias hoje em vários bairros de Itaquaquecetuba. O objetivo foi verificar como são realizados os trabalhos na prática e saber por que tantos munícipes têm reclamado da empresa.

As vistorias foram realizadas pelos vereadores Fabio Aparecido Burgue (PP), o Fábio do Açougue, que é o presidente da CEI; Diego Gusmão Silva (Avante), o Diego Estilo Raro, que é o relator; e Sidney Galvão dos Santos (PP), o Cantor Sidney Santos, que é membro; com acompanhamento do gerente de manutenção da Sabesp, Willian Ferreira dos Reis; do técnico comunitário da Sabesp, Valdemir de Assis Luz; do engenheiro e assessor especial de gestão da Secretaria Municipal de Obras, Rodrigo Santos do Nascimento; e do diretor geral da Câmara Municipal, Roberval Bianco Amorim.

Os parlamentares conheceram a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do Córrego Três Pontes, na divida com São Paulo, e também a Estação Jaguari, que está com as obras paradas por desistência da empresa que iniciou os trabalhos. Depois, os vereadores foram em bairros verificar serviços de manutenção da Sabesp, que foi onde comprovaram a existência de uma das principais críticas que receberam da população: que os buracos feitos pela Sabesp e mau fechamento deles ajudam a danificar as ruas e prejudicam motoristas e pedestres.

Na rua Epitácio Pessoa, no Jardim Itapuã, eles acompanharam a finalização de um trabalho de fechamento de buraco, após a instalação de uma tubulação. O morador Alexandre Peres da Costa disse aos vereadores que o local está com parte sem asfalto há muito tempo. “A rua está toda quebrada porque não fecham (asfaltam) ela direito”, reclamou. No local foi constatado problemas como rachaduras no chão e vazamentos, que causam buracos e estragos na via.

“O mau serviço na hora de fechar os buracos feitos pela Sabesp é a maior reclamação que recebemos dos munícipes”, comentou o vereador Diego Estilo Raro. “Pedimos que a empresa comece a olhar com mais carinho isso, porque se eles melhorarem os trabalhos, toda a população será beneficiada”, completou o vereador Fábio do Açougue.

Durante as vistorias foi constatado que muitas vezes, na hora de tapar o buraco feito na rua, há um desnivelamento, o que colabora para depois o asfalto ceder ou até mesmo formar “lombadas” para os carros.

Os dois representantes da Sabesp que acompanharam as vistorias anotaram todas as reclamações feitas pelos vereadores e iniciaram a tomada de providências. Eles informaram que esse trabalho de manutenção, onde é aberto um buraco na rua, é feito por empresas terceirizadas, que são constantemente cobradas. Além disso, lembraram que o munícipe que contrata um serviço da Sabesp, como a troca de uma ligação, por exemplo, pode e deve informar quando o serviço é mal realizado e, sendo assim, a empresa terceirizada é acionada para refazer o trabalho.