18 JUN 2021
AUDIÊNCIAS
Reunião na Câmara inicia debate sobre Plano de Saneamento Básico
Audiência ocorreu no plenário da Câmara
Prefeitura pretende ouvir a população para discutir e propor melhorias nos serviços de água e esgoto
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) abriram uma audiência pública, na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (17) para revisar o Plano de Saneamento Básico (PMAE) e adequá-lo às necessidades atuais. O encontro contou com a presença (online) do secretário estadual do Meio Ambiente, Marcos Penido; do prefeito Eduardo Boigues (PP); do secretário da pasta, João Carlos Navarro; do adjunto, Siclanei Castaldi, o Tiko; além de representantes da Sabesp. Os vereadores Rolgaciano (PP), Mário Charutinho (PP), Cowboy Edimar (MDB), Edson Moura (PL) e Fábio do Açougue (PP) participaram da audiência.
Na reunião foram apresentadas propostas de novas ações a curto, médio e longo prazo por tratar-se de um planejamento dinâmico, que depende de uma série de fatores para a execução. Nesta etapa, a população pode contribuir com sugestões que visam o melhoramento do sistema de abastecimento e esgotamento sanitário em toda a cidade, até o dia 30 deste mês, por meio do preenchimento do formulário disponível no site da Prefeitura.
O prefeito Eduardo Boigues explicou que é muito importante que a população participe neste momento para trazer suas sugestões. “É importante abordar este assunto, pois estamos falando daquilo que precisamos e também o quanto vai impactar a cidade daqui pra frente. É uma grande conquista para a cidade”, explica.
Já o secretário da pasta, João Carlos Navarro, disse que este momento é de atenção. “Precisamos ouvir a demanda que vem da população. É a forma mais assertiva de saber o que a cidade precisa hoje e o que precisará daqui a 10 anos. É o planejamento urbanístico sendo colocado em prática com a finalidade de atualizar o Novo Marco Legal do Saneamento”, pontua.
Todas as ideias e sugestões apresentadas na audiências serão anexadas a um processo e enviadas para aprovação na Câmara de Vereadores, posteriormente ao Governo do Estado e, então, executadas.