21 SET 2021
Site da Câmara tem a melhor acessibilidade da região
Foto Noticia Principal Grande
Para o presidente da Câmara, transparência é exigência por lei e meta de seu trabalho
De acordo com o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES) do governo federal, o site da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba tem a melhor acessibilidade da região do Alto Tietê. A página pontuou 100% na ferramenta que avalia, simula e corrigi a acessibilidade dos serviços oferecidos à população pela internet. Para o presidente da Casa, o vereador David Neto (PP), esta é uma prova de que a Edilidade trabalha com transparência e se preocupa com a inclusão de todos.
“O foco do nosso trabalho é sempre atender o maior número possível de cidadãos, por isso a preocupação em investir em um site com acessibilidade, onde todos os munícipes, sem distinção, consigam encontrar as informações que precisam. A transparência dos serviços legislativos é uma obrigatoriedade por lei e uma de nossas metas à frente da Câmara”, afirmou David.
O site da Câmara de Itaquá conta com diversas ferramentas para oferecer acessibilidade, como a opção de pessoas analfabetas ouvirem as notícias que são publicadas, pessoas com deficiência visual regularem as cores e iluminação da página, acessibilidade em libras, além de qualquer usuário conseguir chegar ao objetivo em menos de três cliques no mouse.
Durante a manhã de hoje (21/09), quem realizasse a avaliação de todos os sites de câmaras municipais da região poderia verificar que apenas Itaquaquecetuba chegou aos 100% na pontuação. O site superou até mesmo a página da Câmara Municipal de São Paulo, que estava com 82%. Vale ressaltar, que os índices variam todos os dias, já que os programadores e desenvolvedores de sites podem adequar e corrigir os erros tão logo verifiquem indicações feitas pelo site do governo.
O ASES é uma ferramenta que proporciona a avaliação de acessibilidade nos sites e com isso ajuda a melhorar o acesso de pessoas com necessidades especiais de acessar as páginas de órgãos públicos e conseguirem as informações que precisam.
Para fazer o teste, basta acessar o link asesweb.governoeletronico.gov.br, em seguida escrever o endereço do site a ser avaliado e clicar em “executar”. Uma pesquisa virtual será realizada e uma nota será dada, de 0 a 100%, sendo que os erros de acessibilidade são apontados para caso os desenvolvedores do site queiram melhorar a navegação.

VINCULADOS À PÁGINA:
David Ribeiro da Silva