25 NOV 2021
CEI DA SABESP
Comissão apresenta relatório final e sugere acompanhamento dos serviços
Vereador Sidney Santos falou sobre os trabalhos da CEI
A Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada para apurar os serviços prestados pela Companhia Paulista de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), conclui seu trabalho e apresentou um relatório final, que foi votado e aprovado durante as últimas duas sessões ordinárias. Em resumo, a CEI identificou duas obras atrasadas no município e graves falhas na recuperação do asfalto após serviços de manutenção realizados por empresas terceirizadas pela Companhia, que comprometem a qualidade da malha viária. A CEI encaminhou o relatório à Prefeitura e sugeriu que seja formada uma comissão permanente pelo Poder Executivo para fiscalizar e acompanhar os trabalhos da Sabesp em Itaquaquecetuba.
Durante 180 dias, a CEI realizou reuniões entre os vereadores; vistorias feitas em estações de tratamento e obras da empresa; solicitou oficialmente documentos e informações; além de convocar reuniões com representantes da Sabesp, sendo duas delas realizadas no Plenário da Câmara. O relator da comissão, vereador Diego Gusmão Silva (Avante), o Diego Estilo Raro, lembrou que a CEI não condena, mas apenas investiga e passa as informações ao Poder Executivo, que é quem mantém contrato com a Sabesp.
O presidente da comissão, vereador Fábio Aparecido Burgue (PP), o Fábio do Açougue, acredita que a Câmara cumpriu seu papel de representar a sociedade e investigar as irregularidades, tendo provas suficientes para mostrar que os serviços da Sabesp precisam melhorar em Itaquaquecetuba.
O membro da CEI, vereador Sidney Galvão dos Santos (PP), o Cantor Sidney Santos, falou sobre o encerramento dos trabalhos da comissão durante a última sessão. “Daqui pra frente, a Prefeitura tem que investigar a Sabesp. Nós vamos continuar de olho. Aqui vai um recado para outras empresas: Se não cumprir com o seu dever com a população, nós vamos pra cima, até fazer a coisa certa”, concluiu o parlamentar.