13 DEZ 2021
AUDIÊNCIAS
Arrecadação do município deve subir 14% em 2022
 A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Finanças e Contabilidade, divulgou durante a audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA), realizada na última quarta-feira (8/12) na Câmara Municipal, que a arrecadação prevista para 2022 é de R$ 1 bilhão e 12 milhões, ou seja, R$ 127 milhões (14%) a mais que a receita deste ano, que foi de R$ 885 milhões. O enxugamento dos gastos com o quadro de funcionários, a renegociação de dívidas e regularização da certidão negativa para conquistar emendas parlamentares são algumas das medidas que propiciou essa alta no orçamento.
Durante a audiência, comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o vereador Elias Rossi (PP), e dos membros Fábio do Açougue (PP) e Diego Estilo Raro (Avante), o secretário municipal de Finanças e Contabilidade, Mario Toyama, lembrou que a Prefeitura vai cumprir o que a lei exige e investir R$ 330 milhões na Educação, que representa 25% da receita total, e R$ 142 milhões na área da Saúde, neste caso 29% da receita de impostos, sendo que a lei exige o mínimo de 15%, ou seja, 14% a mais que a obrigação.
O secretário elencou ainda os gastos de todas as secretarias para o ano que vem e seus respectivos orçamentos. O assessor especial de Gestão, Ricardo Nogueira, explicou que a LOA é um instrumento de gestão com ênfase nos aspectos financeiros e físicos “(A lei) estima a receita e fixa as despesas no período, de forma que atinja seus objetivos estabelecidos. Nenhuma despesa pode ser gasta fora do orçamento”, explicou. No caso de a Prefeitura precisar de mais verba para determinado serviço, ela precisa que a Câmara aprove tal modificação.

Previsões de arrecadações da LOA nos últimos anos

2022: R$ 1 bilhão e 12 milhões
2021: R$ 885 milhões