27 MAI 2022
SESSÕES
Projeto de lei que cria o “Dia do Obreiro Universal” é aprovado
Vereador Luiz Coutinho explicou motivos para homenagear os obreiros
Data será comemorada todo terceiro domingo do mês de agosto
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou, em sessão ordinária realizada na última terça-feira (24/05), o projeto de lei nº 25/2022 que institui o “Dia do Obreiro Universal”, que é o ajudante do pastor, um voluntário que resgata pessoas em situações de risco, leva alimentos aos moradores de rua, faz visitas aos presidiários, promove eventos sociais e busca resgatar quem está marginalizado para o convívio social, sempre levando a palavra de Deus.
O vereador Luiz Coutinho (PSDB) usou a Tribuna para falar sobre o projeto. “Quero agradecer ao prefeito (Eduardo Boigues) que atendeu a nossa indicação. Mandamos uma minuta e a Prefeitura retornou com o projeto. Pedimos essa data para enaltecer o trabalho de homens e mulheres que prestam um grande serviço à população, tanto às pessoas carentes quanto àquelas que estão em hospitais, presídios, ou seja, pessoas que estão vivendo uma vida sofrida. Fizemos a minuta do projeto para dar uma homenagem justa aos obreiros”.
O parlamentar fez questão de explicar que apesar do nome “obreiro universal”, a homenagem é para os obreiros de todas as igrejas. “Acredito que cada igreja use um nome para chamar essas pessoas que ajudam voluntariamente no dia a dia”, disse Luiz Coutinho.
O vereador Cantor Sidney Santos (PP) lembrou que já foi obreiro antes de se tornar pastor e elogiou o trabalho dessas pessoas. “Eu limpava o chão da igreja, levava comida aos moradores de rua. O obreiro faz tudo (sic). É um trabalho de servir ao próximo. Essa palavra 'obreiro' não é muito conhecida para as pessoas, é mais no meio evangélico, mas são pessoas que se dedicam e merecem todo o reconhecimento”, comentou.
Com a aprovação, o projeto deve ser sancionado pelo prefeito Eduardo Boigues (PP) e o “Dia do Obreiro Universal” passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, sendo comemorado todo terceiro domingo do mês de agosto.
24/05/2022
Tribuna Luiz Coutinho