03 AGO 2022
SESSÕES
Vereador cobra Sabesp sobre Estações Elevatórias de Esgoto
Requerimento solicitando informações sobre o assunto foi discutido e votado durante a 23ª sessão ordinária
Um requerimento do vereador Edson Moura (PL) cobra o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, para que informe se existe algum impedimento para o funcionamento da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do Córrego Três Pontes e da EEE Itaquaquecetuba e qual a previsão para os serviços começarem a beneficiar a população. A propositura foi aprovada durante a 23ª sessão ordinária do ano, realizada ontem (02/08) na Câmara Municipal.
De acordo com o parlamentar, já existe uma autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o funcionamento das estações. “O que estava pegando era um licenciamento. Se já liberou por que não está funcionando? Vai ser bom, vai atender bastante gente em Itaquá”, disse Edson Moura. O requerimento será encaminhado ainda ao Governo do Estado de São Paulo e à Prefeitura de Itaquaquecetuba.
Segundo a medida aprovada, uma Estação Elevatória é um equipamento que tem o objetivo de encaminhar efluentes* sanitários para a tubulação de transporte que seguirá para uma estação de tratamento de esgoto, proporcionando mais saúde para os moradores da região. Com o funcionamento das estações elevatórias estima-se que cerca de 450 mil pessoas sejam beneficiadas.

* Efluente: Resíduo líquido que sai no decorrer de um processo industrial; que se refere à corrente de fluido expelida por um motor, por um equipamento: efluentes industriais. Que corre pela rede de esgotos; os detritos sanitários.
VINCULADOS À PÁGINA:
Edson de Souza Moura