22 AGO 2022
SESSÕES
Câmara quer saber quando começam as obras de desassoreamento do Rio Tietê
Foto Noticia Principal Grande
Bairros como a Vila Japão sofrem com o transbordamento do rio e ruas ficam alagadas
Itaquá faz parte de um plano de serviços do DAEE para mitigar os estragos causados pelas chuvas
O presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, vereador David Neto (PP), protocolou o requerimento nº 76/2022 que pergunta à Superintendência do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) qual a previsão para o início das obras de desassoreamento do Rio Tietê em Itaquaquecetuba. A propositura foi discutida e aprovada durante a 25ª sessão ordinária, realizada na última terça-feira (16/08).
De acordo com o requerimento, a cidade precisa deste serviço para mitigar os problemas causados pelas chuvas e consequente transbordamento do rio, principalmente nos bairros Vila Japão, Vila Maria Augusta, Vila Sônia, Campo da Venda, Jardim Itaquá e Jardim Fiorelo. Segundo a medida, a limpeza do fundo do rio deverá ajudar a aumentar a capacidade de vazão da água e evitar os grandes alagamentos que prejudicam a população.
O vereador explica em seu pedido que o DAEE possui um programa de desassoreamento para a região do Alto Tietê e que Itaquá estaria incluída no chamado lote 4, mas que ainda não há uma previsão de quando os trabalhos começarão no município. David Neto já havia protocolado um pedido de informações ao DAEE no ano passado, por meio do requerimento nº 50/2021.

DICIONÁRIO
Desassoreamento: Limpeza realizada no fundo dos rios.
Mitigar: Fazer com que fique mais brando, que diminua.
Propositura: Toda a matéria sujeita à apreciação da Câmara. Os principais tipo de proposituras são projetos, indicações, requerimentos e emendas.
Requerimento: Propositura feita por vereador sobre matéria de competência da Câmara Municipal. Um requerimento pode ser verbal ou escrito e tem discussão e votação em plenário.
VINCULADOS À PÁGINA:
David Ribeiro da Silva
22/08/2022
Requerimento nº 76
Áudios Vinculados
25ª Sessão Ordinária (Parte 1)
25ª Sessão Ordinária (Parte 2)