15 FEV 2023
CHUVAS
Moção de Apelo ao DAEE pede ações emergenciais para diminuir alagamentos
Vereador alega que a Barragem da Penha pode ser responsável pelos alagamentos em Itaquá
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou ontem (14/02), durante a 2ª Sessão Ordinária deste ano, uma Moção de Apelo ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para que a Barragem da Penha, em São Paulo, não segure o fluxo do Rio Tietê e com isso inunde as cidades do Alto Tietê, incluindo Itaquaquecetuba. A medida pede ainda que os serviços de desassoreamento das margens do rio sejam realizados com urgência.
No início da sessão, o presidente da Câmara, vereador David Neto (PP), usou a palavra para criticar a diretoria do DAEE, que estaria agindo de forma preconceituosa com a região do Alto Tietê. “Eles montaram a Barragem da Penha. Um ato irresponsável, preconceituoso, para livrar a cidade de São Paulo das enchentes, e que se acabe em água Itaquá, Poá, Suzano”, comentou o parlamentar.
David ressaltou que muitos moradores de Itaquá estão, há mais de 20 dias, com a água na porta de suas casas. “Não é nem que estão dentro da água, estão dentro do esgoto, porque sabemos que essas águas se misturam no alagamento”, desabafou. Ele ainda divulgou um vídeo, feito com um drone, da Barragem da Penha, mostrando como funciona o sistema de abertura e fechamento das comportas que supostamente seguram ás águas do rio até chegarem à Marginal Tietê, na capital paulista.
O presidente afirmou ainda que está preparando um requerimento onde vai pedir explicações ao DAEE e ao Governo do Estado sobre a situação da Barragem, além de cobrar os serviços de desassoreamento das margens do Rio Tietê em Itaquaquecetuba.
14/02/2023
2ª Sessão Ordinária de 2023