08 MAR 2023
SESSÕES
Vereador quer aprovação de projeto de lei que torna GCM em Polícia Municipal
Foto Noticia Principal Grande
Para Edson Moura, GCM acaba ajudando municípios que têm déficit de policiais militares – Foto: Divulgação/CMI
Segundo o parlamentar, a falta de legislação prejudica a ação dos guardas, que atuam no combate ao crime na região do Alto Tietê
O vereador Edson Moura (PL) quer a aprovação de um projeto de lei que eleva a Guarda Civil Municipal (GCM) ao status de Polícia Municipal. Para ele, os guardas são parte da Segurança Pública e merecem algumas permissões que são dadas aos policias militares e civis, como posse de arma e direito a realizar abordagens a suspeitos. O projeto de lei (n.º 1.0291/2018) tramita no Congresso Nacional e é de autoria do ex-deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC).
Durante a 5ª sessão ordinária deste ano, realizada na terça-feira (07/03), na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, o requerimento n.º 32/2023, de autoria de Edson Moura,  foi lido e aprovado pelos demais colegas. O documento pede ao presidente da República, ao presidente do Senado, ao presidente da Câmara dos Deputados e ao Ministro da Justiça que viabilize a aprovação do projeto que permite aos guardas municipais serem denominados policiais municipais.
“É urgente providenciar a tão requerida reforma para garantir a Guarda Municipal o status de Polícia Municipal, em primeiro lugar visando uma equiparação a esses profissionais e posteriormente findando um preconceito sofrido por esses agentes, já que a lei não reconhece os serviços prestados por essa categoria”, diz o vereador em sua reivindicação.
Ele completa dizendo que “a maioria das cidades, principalmente na região do Alto Tiete, sofre com a insuficiência de efetivo da Polícia Militar e que os municípios tiveram que se organizar com as guardas. A sua maioria atende um número crescente de ocorrências envolvendo violência doméstica, roubos, furtos, sequestro, crimes ambientais, entre outros e os GCMs temem que a falta de legislação específica os prejudiquem nessas ações”.
Vídeo Vinculado
07/03/2023