05 ABR 2023
SESSÕES
Vereadores sugerem portas com detector de metais nas escolas
Câmara registrou projeto de lei, requerimento e indicação sobre a violência nas escolas
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou ontem (04/04), durante a 9ª sessão ordinária, um requerimento de autoria do vereador Sidney Galvão dos Santos (PP), o Cantor Sidney Santos, sugerindo aumento da segurança por parte do Governo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais, bem como a possibilidade de instalação de portas com detector de metais nas unidades de ensino. Já o vereador Diego Gusmão Silva (Avante), o Diego Estilo Raro, apresentou um projeto de lei para que as escolas municipais tenham também o detector de metais. Este projeto foi lido e seguirá para análise do jurídico da Casa para saber se poderá ser colocado em votação nas próximas sessões. Ainda sobre a segurança nas escolas, hoje (05/04), o vereador Lucas de Assis Costa (PP), o Lucas do Liceu, apresentou uma indicação para que a Guarda Civil Municipal (GCM) realize rondas também nas escolas particulares da cidade.
Sobre o requerimento aprovado, o vereador Sidney Santos pede que a Secretaria de Segurança Pública do Estado viabilize operações e diligências intensificadas e constantes nas escolas para evitar o agravamento da violência, além de analisar a possibilidade de instalar detectores de metais nas entradas das unidades de ensino, visto que este equipamento poderia evitar que pessoas entrassem com facas e armas de fogo. A medida é espelhada numa ação da cidade de Chapecó (SC), onde a Prefeitura decidiu instalar os detectores em todas as escolas do município.
Projeto parecido com este de Chapecó é o do vereador Diego, que foi apresentado em Plenário, mas aguarda decisão do jurídico da Câmara para ser colocado em votação.
Na penúltima sessão, realizada no dia 28 de março, o vereador Lucas do Liceu apresentou uma Moção de Pesar pela morte da professora Elizabeth Tenreiro, assassinada a facadas por um jovem de 13 anos numa escola de São Paulo. Na ocasião, os vereadores debateram sobre a segurança nas escolas.
O presidente da Câmara, vereador David Neto (PP), informou que todas as medidas, possíveis ao trabalho do Poder Legislativo, para aumentar a segurança nas escolas serão tomadas.
Vídeo Vinculado
04/04/2023