13 ABR 2023
SESSÕES
Vereadores debatem sobre a violência nas escolas
Foto Noticia Principal Grande
Parlamentares deram sugestões que poderiam aumentar a segurança nas escolas - Foto: Divulgação/CMI
Pelo menos seis proposituras sobre o assunto foram protocoladas nos últimos dias na Câmara
A 10ª sessão ordinária, realizada na última terça-feira (11/04) na Câmara Municipal, foi marcada por um debate entre os vereadores sobre o aumento dos casos de violência nas escolas. Portas com detector de metais, rondas policiais, maior participação dos pais na vida escolar, aplicativos de celular para fazer denúncias, entre outras sugestões, foram comentadas pelos parlamentares.
O assunto teve início com a fala do vereador Luiz Coutinho (PSDB), que utilizou a Tribuna para mostrar sua indignação com o caso ocorrido em Blumenau (SC), na semana passada, quando um homem invadiu uma creche e matou quatro crianças. Ele fez uma indicação sugerindo o uso de um aplicativo de celular para que o cidadão tenha uma ferramenta fácil para acionar a segurança municipal. “Estamos vivendo tempos difíceis e o nosso trabalho é pesquisar, buscar formas que amenizem ou resolvam essa situação”, comentou.
O vereador Edivan Olinda de Sousa (PP), o Ceará, fez um pedido para que a população não espalhe notícias falsas sobre a violência nas escolas. “Estão mentindo, inventando, e causando pânico nas escolas, prejudicando os pais e as crianças”, ressaltou. O vereador Cantor Sidney Santos (PP) também pediu que as pessoas parem com mentiras. “Espalhar fake news é crime e inventar isso prejudica toda a ação da polícia”.
O vereador Lucas de Assis Costa (PP), o Lucas do Liceu, listou uma série de itens que poderiam ser melhorados para aumentar a segurança nas escolas, mas destacou a importância de oferecer psicólogos e assistentes sociais aos alunos, de um programa contra o bullying e de um trabalho de apoio familiar.
Os vereadores Edson Moura (PL) e Professor Gilberto Tico (PP) disseram que é importante a presença dos pais na vida escolar da criança, para que se tenha certeza de que ele está se tornando um bom cidadão. Os vereadores Ricardinho (MDB), Mané Barranco (PP), Mário Charutinho (PODE) e Cesinha da Associação (PODE) também falaram sobre o assunto.

Abaixo, segue o link com algumas proposições dos vereadores sobre a segurança nas escolas:

Requerimento Nº 91/2023 e Requerimento Nº 93/2023
Pedido para que a Polícia Militar realize ronda escolar nas escolas de Itaquaquecetuba

Indicação Nº 1236/2023
Contratação de vigias de segurança, em período integral, para cada unidade escolar municipal

Indicação Nº 1174/2023
Pedido para que a Guarda Civil Municipal (GCM) realize rondas também em escolas privadas

Indicação Nº 1001/2023 e Requerimento Nº 68/2023
Pedido para que se estude a possibilidade de instalar portas giratórias com detector de metais nas escolas

Indicação Nº 1405/2021
Pedido para que se providencie, com urgência, a criação de cargos de psicólogos e assistente social para atuarem nas escolas municipais

Vídeo Vinculado