05 MAI 2023
VEREADORES
CPTM responde requerimento sobre escadas rolantes nas estações
Foto Noticia Principal Grande
Estação Itaquaquecetuba, no centro, terá seis escadas rolantes - Foto: Divulgação
Companhia garante acessibilidade total nas três estações do município, mas escadas rolantes apenas na Estação Itaquaquecetuba
Das três estações de trens que serão reformadas em Itaquaquecetuba, apenas a unidade que fica na região central terá escadas rolantes. Esta foi a resposta do diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Tegon Moro, ao requerimento n.º 43/2023, do presidente da Câmara Municipal, vereador David Ribeiro da Silva (PP), o David Neto, que perguntou se estava incluída a instalação de escadas rolantes nos projetos de reforma das estações da cidade. Apesar da resposta, o diretor garantiu que todas as estações terão acessibilidade total, com elevadores e rampas de acesso.
Segundo a CPTM, “no estágio em que se encontram as obras da Estação Engenheiro Manoel Feio e a licitação da Estação Aracaré não é possível a instalação de escadas rolantes, devido a questões estruturais de cada local e de adequação dos espaços disponíveis para acomodar esse equipamento, que implicaria em alargamento de plataforma e inserções na via permanente, o que será possível na Estação Itaquaquecetuba”. Além de responder ao questionamento do presidente da Câmara, o diretor da CPTM detalhou o que está sendo feito no momento. Segue a nota abaixo:

Estação Engenheiro Manoel Feio
As obras foram contratadas e estão em andamento, com projeto completo de acessibilidade contemplando dois elevadores, três rampas de acesso e construção de nova passarela de ligação entre as plataformas.

Estação Itaquaquecetuba
Estamos elaborando o Projeto Básico prevendo a reconstrução total da estação e posterior licitação das obras, com previsão de ligação com o novo Terminal de Ônibus Intermunicipal proposto pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, priorizando a acessibilidade total, contemplando três elevadores, seis escadas rolantes e duas rampas de acesso.

Estação Aracaré
A contratação das obras está em fase final de licitação e o projeto prevê a reconstrução total da estação, totalmente acessível, contemplando três elevadores e a reconstrução da passarela pública de transposição das vias.