06 AGO 2009
Vereadores debatem na primeira Sessão após o Recesso Parlamentar
DEBATES NA TRIBUNA Vereador Rolgaciano foi o primeiro a usar a tribuna comentando os assuntos da semana e do recesso parlamentar. Falou sobre inauguração da Escola Municipal Dr. Aristides Jacob no Jardim Mirai, parabenizando o Prefeito e a Secretaria de Educação Marina Della Vedova pelo empenho a frente da Secretaria Municipal de Educação e ainda sobre a entrega de 32 mil kits escolares a alunos da rede pública municipal. Falou ainda sobre a inauguração da Sede da Amat, Associação de Municípios do Alto Tiete, evento em que representou o presidente do Legislativo pela ACAT, Associação das Câmaras do Alto Tiete, e dos benefícios a ser conquistado nesta parceria, já que na Sede tem uma sala reservada a ACAT. Informou a todos sobre a inauguração de mais um empreendimento de iniciativa privada na cidade, que gerará mais de 50 empregos direto e indireto aos moradores de Itaquaquecetuba. Parabenizou o Prefeito pela inauguração da pista de Skate na Vila Virginia e seu patrono. Vereador Oscar Cabrera registrou seu protesto contra a imprensa presente nos eventos da cidade, de só registrar os méritos ao Executivo, ignorando a participação não só presente mais como em todo o processo de aprovação de Leis que resultem na execução final de todos os empreendimentos e benfeitoria na cidade. Parabenizou o Prefeito pela entrega da pista de Skate que ocorrerá no próximo sábado 08/08/09, e que o movimento dos Skatista há muito vinha necessitando de um equipamento público de alto nível na nossa cidade, e lembrando que não basta entregar a pista mais também acompanhar o projeto. Falou ainda sobre a coragem do Prefeito Armando da Farmácia em sancionar a Lei e sobre transporte público da cidade e a orientação que cada coletivo tenha também o profissional que oriente e faça as cobranças de passagem dos usuários. E ainda, a mudança da Estação Aracaré e sobre o requerimento do Vereador Elias Rossi de outubro de 2008, e abaixo assinado de dez (10) mil assinaturas que o Ver. Elias enviou a CPTM. Sobre o ato público que os Vereadores desta Casa onde foram procurados pela assessoria de impressa da CPTM informando que não seria mais fechado a Estação e que não havia a necessidade do Ato Público. E referindo ao Requerimento que está encaminhando ao Prefeito que informe esta Casa de Leis, pois está havendo um desencontro de informações a respeito da mudança da Estação. Vereador Dr. Roque discursou sobre o governo do Prefeito Armando da Farmácia, A inauguração da Escola Municipal Dr. Aristides Jacob, de ser uma Escola modelo para nossa cidade. Sobre a inauguração da pista de Skate, o qual está sendo aprovado nesta Casa hoje Projeto de Lei de sua autoria denominando como “Pista de Skate Antônio Felix dos Santos”, e ainda sobre as diversas obras que serão inauguradas nos próximos dias como a Escola do Jardim Nápolis, Creche Jardim Paineiras, asfalto Jardim Paineiras, que Itaquá continua trabalhando, no que o governo Municipal se propôs a fazer. Falou sobre redução de Receita Municipal. Congratulou com os Vereadores sobre a Audiência Pública da Dersa, e tecnicamente de não estarem preparados para esse enfrentamento, pois é uma situação já definida pelo Estado, e sobre a indignação dos Membros desta Casa, da condução dos trabalhos na Audiência Pública, e sobre os grupos organizados pela Dersa nessas Audiências, que de fato só eles tiveram direito a voz nos trabalhos, enquanto havia público presente. Houve apartes dos Vereadores Dr. Oscar, Rolgaciano e Celso Reis, informando que registraram na audiência seu repúdio na condução dos trabalhos que deveriam ser informativos as autoridades e público presente, ainda o Vereador Rolgaciano informou que a Dersa prometeu que após o dia 5/08/09 haveria uma reunião, onde só tivesse direito a voz os moradores de Itaquaquecetuba e o não cumprimento desse compromisso com Itaquaquecetuba pelos organizadores do Rodoanel até a presente data. Dr. Roque falou ainda sobre a relação da imprensa não dar a devida cobertura aos trabalhos desta Casa de Leis, mas que a imprensa é livre, e que nem por isso nenhum dos Vereadores desta Casa deve se omitir em seu papel de Legislador e deixar de atuar, independente de terem os seus nomes divulgados ou não na imprensa. Que os Vereadores não devem se furtar das inaugurações oficiais por que a imprensa não divulga sua participação. Que devem participar sim de todos os eventos públicos da cidade, pois somos os legítimos representantes do Povo de Itaquaquecetuba. E que os trabalhos dos Vereadores, seja nesta Câmara ou fiscalizando na rua devem continuar. Vereador Mário Charutinho pediu aparte, informando sobres os Jogos Regionais que é sediado em Arujá e que também não houve nenhuma cobertura, mais nem por isso deixou de participar e se inteirar do evento.