14 AGO 2009
24º Sessão Ordinária da 14º Legislatura
DEBATES DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 11 DE AGOSTO DE 2009 Vereador Firmino agradece ao Sr. Quincas Secretário de Obras pelo desempenho de sua Secretaria. Falou sobre a Escola Municipal Dr. Aristides Jacob e da importância daquela homenagem a um homem que muito contribuiu para o desenvolvimento dessa cidade e, referindo ao discurso do Dr. Roque na inauguração de escola. Informando que foram Dr. Aristides que muito lutou para trazer um cartório a esta cidade. Saudou ainda, ao Secretário de Esportes e Lazer pelos trabalhos desenvolvido, parabenizando pelo Campeonato dos Evangélicos, pela inauguração da pista de Skate. E da oportunidade e liderança exercida na execução do seu trabalho em favor da nossa cidade, da simplicidade do seu espírito de líder na condução dos trabalhos desta Pasta. Vereador Oscar Cabrera. Retificou o uso da palavra que fez na última sessão, quando registrou seu protesto e repúdio à imprensa presente nos eventos da cidade. Colocando neste termo todos os jornais. Retificando que o Jornal Diário de Itaquá, na pessoa do seu Diretor, Sr. Nelson Cortês dos Santos, “que sempre acompanhou os trabalhos desta Casa e dos Vereadores desta cidade, sobre o respeito que tem a esse Jornal, que vai ser o Diário dessa cidade”. Falou ainda, sobre a Lei Maria da Penha, que fez três (03) anos na semana passada e, que veio selar um importante instrumento no combate da violência doméstica. Com aparte da Vereadora Cidinha, referindo-se ao balanço que teve acesso sobre as estatística desse tipo de crime que acometem tantas famílias, divulgando ainda o nº da Central de Atendimento de Políticas para Mulheres Disque Denúncia 180, e ainda sobre a falta de dados e registros de ocorrências, pois esse tipo de crime nem sempre é registrado um BO efetivo, por vergonha da exposição. Vereador Oscar falou ainda dos papeis das autoridades penais, que modificou profundamente a relação da Lei com as vítimas, que o assunto provoca desconforto tanto para quem agride como para as vítimas, dos fatores sociais e culturais, pois são pessoas de relações pessoais, vítimas e agressores. Saudou a todos os Advogados pelo seu dia 11 de agosto. Saudando a todos, e ao Estado de Direito, referindo a importância desse profissional em nossa sociedade, e a todas as personalidades ilustres do Direito, que muito contribuiu na história do Brasil. Falou ainda sobre matéria divulgada na imprensa que coloca Itaquaquecetuba com 15º cidade mais “dinâmica” do país. Que Itaquá é uma cidade fadada ao sucesso, que estejamos preparados para isso. Vereador Rolgaciano: Parabenizou a todos os presentes na Sessão, informando sobre a reunião da Acat, que ocorreu no dia anterior em Poá, em que foi representar o Presidente do Legislativo, informando a todos os assuntos discutido na pauta da reunião. Do protocolo de intenções das cidades, Mogi da Cruzes e Biritiba Mirim em sediar a Clínica pública de recuperação para dependentes de alcool e entorpecentes. Informou ainda, que esta era uma oportunidade de Itaquaquecetuba também registrar Ofício de intenções de sediar está clinica, pois se estas cidades não forem confirmadas para receber a clínica, Itaquaquecetuba teria assim uma chance de ser escolhida Com aparte do vereador Donizete Santos que falou da importância de uma clinica em nosso município, abrindo caminhos para outras reivindicações ao Governo do Estado. “Cabendo a nós lutar por uma vaga que nos é de direito”. Rolgaciano informou ainda da reunião que teve com a Policia Militar de Itaquá, sobre os números de furtos e roubos que estão ocorrendo em nossa cidade, e a PM por trabalhar com estatísticas dos BO, do quanto é importante registrar um BO nestes casos. Finalizou que na última sessão pediu na tribuna que se implantasse no Legislativo uma Assessoria de Imprensa, para fazer um trabalho de divulgação dos trabalhos dos Legisladores nesta Casa, “espero que este pedido verbalmente possa ser registrado novamente, visto da importância dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores”. Que a Mesa Diretora estude a possibilidade também, da transmissão das Sessões via internet no Site da Câmara. Que tem vereadores que não gosta de usar a tribuna, mas nem por isso deixam de fazer um trabalho excelente por esta cidade, visto o número de Indicações, Requerimentos e Projetos de Leis que tramitam nas Sessões. O quanto seria importante esse tipo de divulgação para aqueles munícipes que não podem estar presente na platéia, que esta seria uma grande oportunidade de acompanhar ao vivo em sua casas os trabalhos desta Câmara.