28 AGO 2009
Debates na Tribuna da 26° Sessão Ordinária
Vereador Dr. Oscar Cabrera falou na Tribuna sobre a matéria divulgada em Jornal da região sobre a pesquisa em que aponta Itaquaquecetuba como a 15º cidade mais dinâmica do País. Que isso representa uma vitória a toda população, a classe política e os empreendedores da cidade. Agradeceu o convite para participar da Marcha para Jesus que ocorrerá no dia 29 de agosto convidando a todos os presentes a participar deste evento, evangélico ou não. Voltou a falar da CPTM. Que foi informado pela Assessoria da CPTM que a Estação do Aracaré não irá mais fechar, que o processo de fechamento não vai mais continuar, que estão a espera um Ofício desta cidade para oficializar esta decisão. Que esta é uma vitória coletiva, da classe política, partidos e sindicatos, que a união de todas as forças política, sociedade civil e partidária resultou nesta vitória. Falou ainda sobre o Tombamento da Estação para transformar em Patrimônio Histórico, e da necessidade de formar nesta Casa de Leis, uma Comissão de Segurança Municipal e, uma de Meio Ambiente, que possam fiscalizar como anda a situação do despejo dos dejetos doméstico em nossa cidade, que necessitamos encontrar outra saída para esta situação do lixo. Vereador Firmino Firmeza foi a Tribuna para convidar a todos os presentes a participar da Marcha para Jesus no sábado. Parabenizou o Dr. Oscar pelo seu empenho e conquista nesta luta contra o fechamento da Estação Aracaré. Falou ainda da necessidade de transferência de veículos automotores, para a cidade de Itaquaquecetuba de moradores que possuem carros com placas de fora, da importância e como a cidade pode se beneficiar com o repasse desse recurso na manutenção e conservação de nossas avenidas e ruas. Vereador Dr. Roque usou a Tribuna para falar da inauguração da Escola Municipal do Jardim Nápolis, que graças ao empenho e comprometimento do Executivo e do Legislativo com a população de Itaquá, que estas obras estão sendo concretizadas. Falou sobre o aparecimento de políticos oportunistas que nunca fizeram nada por Itaquá, mas que agora estão aparecendo nos eventos. Fato este se dá por conta da aproximação das eleições para deputado estadual e federal. Que o povo tem que estar situado com o que ocorre em nossa cidade, tem que estar consciente. Citando “Os paraquedistas já estão se aproximando, aparecendo nos eventos, mas quando necessitamos da sua participação ativa para resolver problemas pontuais, como no caso do fechamento do Aterro sanitário que atende nossa cidade e região, nenhum deputado apareceu para defender Itaquá. Não apareceu nenhum deputado para intervir junto com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, a situação da cidade sem ter onde despejar seu lixo. O Prefeito Armando foi à luta, convocando os assessores jurídicos da prefeitura de Itaquá, os prefeitos da Amat para buscar uma solução, e que a coleta do lixo fosse retomada imediatamente. Que é lamentável, o quanto por conta disso deixamos de crescer, por não termos nenhum representante na Assembléia Legislativa que possa brigar por Itaquá, que defenda Itaquá”. Da necessidade do povo estar atento, de como estão elegendo seus representantes e quem são eles. Que há uma necessidade imperiosa em eleger um representante de Itaquá, lá também na Assembléia Legislativa. Que temos que ser o principal representante e não a sobra. Com aparte do Vereador Roberto Letrista, “tem sentido sua fala, os políticos tem que partir do princípio que devemos ser formadores de opiniões, que esta educação tem que partir de nós, temos que prestigiar candidatos de Itaquá que tenha chances de ganhar, pois também há os que sai só para atrapalhar”. Aparte do Vereador Rolgaciano, que tem sido abordado sobre a falta de representatividade dos nossos votos, na hora de conduzir os conflitos de nossa cidade como no caso do Hospital Santa Marcelina que é do Estado. Aparte do Vereador Firmino, “congratulado sobre tudo o que está sendo falado, porque é uma responsabilidade não só sua, mas de todos nós. Que o Deputado Waldemar Costa Neto é um deputado que está sempre nos apoiando, mas temos que fazer o nosso Deputado Estadual. Parabéns Nobre Vereador, por estar sempre apontando os nossos problemas”. Aparte do Vereador Elias Rossi, “Sei o quanto é a luta de disputar uma vaga de deputado estadual. Que no próximo pleito possamos unir nossas forças para conquistar uma vaga na Assembléia Legislativa para nossa cidade, que é muito importante trabalhar com esta bandeira na mão. Mogi conseguiu, Suzano conseguiu, se trabalharmos com esse empenho também conseguiremos, porque nós precisamos de parceria durante os quatro anos do mandato, e não só no período da eleição”. Aparte do Vereador Mário Charutinho, “O Waldemar Costa Neto não está vindo hoje, sua parceria com Itaquá vem desde 1990, fazendo Emendas Parlamentares que beneficia nossa cidade e região, que jamais nos esqueceu, que tem uma identidade forte com Itaquá”. Dr. Roque completou “Democracia é isso, mas o povo tem que ter discernimento, que faça essa diferenciação, que essa é a hora para Itaquá. Esse povo que está vendo que Itaquá está crescendo, deixou de ser a cidade na estatística negativa, que agora caminha e já aparece nas estatística positiva. Procura dar uma formação melhor aos profissionais de ensino, graças ao esforço do prefeito e da Câmara Municipal, porque o prefeito não governa sozinho. Que a Câmara e Prefeitura tem acertado na forma de conduzir a cidade.