05 FEV 2010
Primeira Sessão Ordinária do Ano de 2010
Vereador Dr Oscar Cabrera foi a Tribuna falando sobre as enchentes ocorridas em Itaquá, das famílias desabrigadas e as questões dos apartamentos do CDHU disponibilizado as famílias que vieram de bairros alagados de São Paulo. E das poucas unidades oferecidas as famílias que também tiveram suas casas alagadas em Itaquaquecetuba. Vereador Rolgaciano foi a tribuna falando sobre o sofrimento das famílias atingidas pelas enchentes, “hoje é a nossa primeira sessão do ano, e também tivemos a primeira reunião da Comissão Temporária criada para averiguar os descasos com os munícipes no atendimento nas agências bancárias de nosso município, iremos averiguar o que for permitido na ação dos vereadores para que essa Casa de Leis saia fortalecido em seus trabalhos, que é fiscalizar. Temos também outra aqui solicitada que diz respeito ao nosso meio ambiente, queremos saber a causa de tantos transtornos, se está ocorrendo o fechamento das comportas. Temos que estar atentos, criar um canal de comunicação com a população, pois são estes que estão sofrendo, temos que criar mecanismo para essa interação, que para falar de algo tem que ter o conhecimento do fato, pois o que é propagado e passa a frente são as noticias negativas de inércia dos Legislativo. Devemos avaliar o custo benefício para a população a informação dos trabalhos aqui desempenhados. Somos cobrados do porque não criamos Projetos de Leis sobre os alugueis emergências. Tenho informado que esse não é de competência do vereador. Não cabe ao vereador, pois gera despesa ao município e a nossa competência é a de fiscalizar. De acordo com a quantidade de Indicações apresentada nesta primeira Sessão do Ano o prefeito terá muito trabalho” Falou ainda sobre a reunião e do Protocolo de recuperação da qualidade sócio ambiental da Bacia Hidrográfica e da Várzea do Rio Tietê. Saudou ainda e desejou boas vindas ao Vereador Cabral e desejando a ele e ao Dr. Roque sucesso nesta nova empreitada. Frisou a importância de colocar o mais rápido possível a transmissão das Sessões ao vivo na internet. “O Poder Legislativo tem muito a ganhar, vamos começar o ano com essa idéia de renovação nesta Casa de Leis. Vereador Celso Reis foi a tribuna “Na última quarta feira tivemos uma Sessão Extraordinário para discutir o reajuste dos servidores e após uma reunião com o Prefeito onde junto corremos a cidade para avaliarmos em conjunto os problemas causados pelas constantes chuvas. Fomos até o porto de areia e solicitamos que o proprietário abrisse um canal de escoamento para as águas, e este nos informou que para o porto isso também teriam as suas conseqüências direta no funcionamento deste. Foi votado hoje nesta Casa a formação de Comissão Temporária visando averiguar o curso do Rio Tietê, se há algum problema interferindo na nossa Região que está causando tantos transbordamento, e que apesar da chuva, eu nasci em Itaquá e nunca vi a nossa cidade neste estado. Sobre as comportas que estão sendo fechadas na Penha, o Deputado João Caramez nos comunicou que segundo as informações do DAEE, as comportas estão todas abertas. Evidentemente queremos que esta Comissão possa estudar e discutir todos estes problemas que estamos passando e se depender desta Casa e do Executivo, queremos buscar soluções técnicas. E se for necessário a abertura do Porto de areia para o escoamento das águas vamos até o Ministério Público para conseguir isso.Como disse o Vereador Rolgaciano para que isso não ocorra novamente no próximo ano, e nós necessitamos urgente pois as águas de março ainda nem chegou. Nos estamos buscando todos os recursos, esta Casa esta se movimentando para minimizar todos esses problemas. Aparte do Vereador Firmino “em reportagem de 8 de dezembro que dizia que as comportas estavam fechadas para que não houvessem alagamento nas marginais. Queremos que essas Comissões venha correr atrás no interesse do nosso povo por que se começarem a abrir buracos aqui para não interferir em outras cidades. Vereador Celso “nossa Comissão terá competência em nossa cidade, mas se o relatório apontar essa informação, teremos que recorrer ao Ministério Público para solucionarmos os problemas. Sobre as enchentes que desabrigou pessoas no nosso município, este vereador auxilio junto ao governo as 240 unidades do CDHU para os desabrigados de Itaquà. Há a necessidade de fazer a erradicação destes locais onde estão sendo removidas as familias, a compreensão para com essas pessoas que estão vindo de fora”. Aparte do Vereador Rolgaciano “sobre estas famílias que estão vindo de fora, é uma situação complicada. Precisamos avaliar a situação com mais critério, as famílias que estão vindo de fora já estão todas instaladas já as de Itaquá somente 32 apartamento foram distribuído”. Aparte do Vereador Doni “ O governo traz 180 famílias para Itaquá, o que quero salientar é que nós na cidade temos condições e infraestrutura para acolher essas famílias que vem de fora numa situação assim. Vamos ter escolas, postos de saúde para atender essas pessoas de uma hora para outra? O Governador do Estado está transferindo problemas que é dele para Itaquá”. Vereador Celso” temos que ter senso humanitário, é evidentemente que ninguém nunca questionou se esse loteamentos que está vindo para Itaquá, também não causa a mesma situação, precisamos buscar soluções conjuntas, pois se o Governo nos trouxe esses problemas, terá que nos auxiliar na soluções deles”. Contra aparte do Vereador Doni” o que estou colocando não é discriminação e sim conscientização de todos os assuntos relacionado”. Contra aparte do Vereador Rolgaciano “o que queremos saber é quando nossas famílias que estão lá no ginásio de esportes, pois a sobrecarga nos sistemas estruturais da cidade já é fato, queremos saber das famílias de Itaquá”. Vereador Celso ”o que quero colocar é que temos que lutar ir buscar, que devemos ter um plano municipal de habitação”.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024