30 OUT 2019
Contas da Prefeitura referentes ao ano de 2015 são rejeitadas
Para derrubar o parecer o TCE, que constatou irregularidades, era preciso o voto de dois terços dos vereadores, o que não ocorreu

Pela segunda vez neste ano, a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba seguiu o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e rejeitou as contas do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB). Em abril foram as contas de 2014, enquanto ontem (29/10) as de 2015. Nas duas, o tribunal encontrou irregularidades. Com isso, o atual prefeito deve ficar inelegível nas próximas eleições.

A votação ocorreu com a presença de apenas 17 dos 19 vereadores, sendo que nove deles foram contra e oito a favor do parecer do TCE. Mesmo sendo a maioria, o veto à decisão do tribunal não ocorreu, pois era necessário dois terços do total de parlamentares para que isso ocorresse. “Ganharam, mas não levaram”, comentou um vereador que votou a favor do parecer. Da mesma forma que aconteceu em abril, o prefeito não compareceu à sessão da Câmara ou encaminhou um representante para se defender.

Votaram contra a reprovação das contas: Celso Reis (PSDB), Rolgaciano Fernandes (Podemos), Roberto Letrista (PSDB), Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), Luiz Otávio da Silva (PTB), Maria Aparecida Monteiro Rodrigues (PL), Arnô Ribeiro Novaes (PSDB), Alexandre de Oliveira Silva (SD) e Aparecida Barbosa da Silva (PTB).

Votaram a favor da reprovação das contas: Adriana Aparecida Felix (PSDB), João Batista Pereira de Souza (PSDB), David Neto (PPS), Edson Rodrigues (Podemos), Armando Neto (Patriota), Santiago (PSD), Valdir Ferreira da Silva (PSD) e Edvando Ferreira de Jesus (PSD). Os vereadores Cesinha da Associação (Avante) e Elio de Araújo (Avante) não estavam presentes no momento da votação.