17 MAR 2020
Poder Legislativo toma providências para evitar contaminação de coronavírus
Atendimento presencial será suspenso, parte dos funcionários trabalhará em casa e vereadores acima de 60 anos estão dispensados das sessões

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba publicou uma portaria com as ações que serão realizadas para conter o avanço do Covid-19 (coronavírus). A partir de amanhã (18/03), o atendimento ao público de forma presencial será interrompido – ele será feito via internet ou telefone, parte dos funcionários irão trabalhar em casa (home Office) e durante as sessões ordinárias os vereadores com idade acima dos 60 anos estão dispensados.

Entre as ações está também o cancelamento de todos os eventos na Câmara, como sessões solenes de premiações ou convenções partidárias, que normalmente ocorrem no plenário do Poder Legislativo. Apenas as sessões ordinárias continuarão sendo realizadas às terças-feiras, porém sem a presença de público para evitar aglomerações. Parlamentares, assessores, servidores e a imprensa estão liberados para assistir às reuniões.

Para manter a transparência dos trabalhos, a Câmara filmará as sessões ordinárias e disponibilizará o vídeo na Internet logo após cada reunião de terça-feira.

Além disso, o presidente da Casa de Leis, o vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, já providenciou um maior cuidado com a higienização das dependências do prédio, a compra de mais álcool em gel e atitudes de prevenção proativas por parte dos funcionários, como lavar bem as mãos e evitar o contato físico.

Os servidores da Câmara com idade acima dos 60 anos ou aqueles que têm problemas de saúde e são mais vulneráveis a sofrer com a possível contaminação também serão liberados do trabalho pelos próximos dias. A medida vale até que a pandemia fique controlada em todo o país.

O presidente da Câmara, Edson da Paiol, pede a compreensão de todos nesse momento e diz que está seguindo o protocolo de todas as demais Casas de Leis do Estado de São Paulo. “Essas medidas são para proteger todos nós. Vamos fazer nossa parte e tenho fé que sairemos logo dessa crise”.

VINCULADOS À PÁGINA:
Edson Rodrigues