23 ABR 2020
Para evitar aglomerações, vereadores participam de sessão por videoconferência
Reunião virtual realizada na tarde de hoje (23/04) teve debate, denúncias e a aprovação de 10 requerimentos

Após muitos testes e a colaboração de todos os 19 vereadores, a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba conseguiu realizar hoje à tarde (23/04) uma sessão ordinária virtual, com os parlamentares trabalhando de suas casas ou de seus gabinetes, evitando assim aglomerações e possíveis contágios pelo coronavírus. A reunião teve mais de duas horas de duração e transcorreu como qualquer sessão presencial, com falas acaloradas, debates, denúncias e aprovações de medidas.

Para o presidente da Câmara, o vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, a sessão virtual foi uma vitória de todos, uma vez que é preciso tomar todas as precauções possíveis durante esse período de pandemia. “Fico feliz que conseguimos fazer essa reunião por videoconferência e para a semana que vem já está marcada nova sessão por meio dessa tecnologia”, disse Rodrigues.

Desde a última semana, servidores da Câmara têm buscado ferramentas para a realização da sessão online. Após vários testes, o presidente aprovou o aplicativo zoom, que atendeu da melhor forma a necessidade dos vereadores. Todos os 19 parlamentares da Casa, incluindo aqueles que estão no chamado “grupo de risco” do coronavírus, puderam participar seguramente de suas casas. Para manter a transparência dos trabalhos, o vídeo da sessão online será disponibilizado, na íntegra, posteriormente ao público por meio do YouTube.

Entre os requerimentos aprovados durante a sessão estão pedidos de informações sobre os serviços da área da saúde no município, a entrega de máscaras para a população, distribuição de alimentos às famílias carentes, instalação de um Centro de Triagem do Covid-19, ações de incentivo ao microempreendedor e a reabertura dos comércios de materiais de limpeza e equipamentos de proteção individual. Durante boa parte da reunião, vereadores debateram sobre uma denúncia feita contra um ex-funcionário da prefeitura, que supostamente teria distribuído cestas básicas para promoção pessoal.

Para assistir a sessão online na íntegra clique no link abaixo:

VINCULADOS À PÁGINA:
Edson Rodrigues