28 ABR 2020
Vereadores estudam criar projeto para obrigar o uso de máscaras
Para o presidente da Câmara, medida seria forma de garantir que pessoas que saem às ruas tenham um mínimo de segurança

Os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba realizaram hoje (28/04) a segunda sessão ordinária digital neste ano. Durante o encontro por videoconferência, o presidente da Casa de Leis, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, fez uma proposta de criação de lei para obrigar todas as pessoas de Itaquá a usarem a máscara de proteção durante esse período de pandemia do coronavírus.

De acordo com ele, a medida já tem sido discutida nas cidades da região do Alto Tietê, como em Mogi das Cruzes, e essa seria uma lei positiva à população, pois poderia diminuir em grande quantidade o contágio pelo vírus. “Pesquisas apontam que o uso da máscara diminui bastante os riscos de pegar o Covid-19. O índice de transmissão cai muito. É nosso papel criarmos leis que beneficiem a população”, disse Edson.

Ele alertou ainda que o Poder Executivo poderia fazer parcerias com instituições, ONGs e empresas para que máscaras fossem doadas, diminuindo também os gastos, que já está sendo alto por conta da pandemia. A ideia foi bem aceita por todos os vereadores e um projeto de lei deve ser protocolado nos próximos dias para que entre em votação o mais rápido possível.

O vereador Celso Reis (PSDB) apoio a medida, mas lembrou que lei nenhuma terá efeito se as pessoas não tiverem consciência do problema. “Não precisamos ter uma morte na família para saber que precisamos usar a máscara, mas concordo que é nosso papel agirmos nesse momento”. Ele falou também que os bancos poderiam ter mais prudência para evitar aglomerações nas agências e sugeriu uma reunião com os gerentes dos bancos.