30 ABR 2020
Comissões Especiais de Inquérito da Saúde e do Covid-19 definem primeiras ações

As Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) abertas recentemente na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para investigar a área da saúde e as ações de combate ao coronavírus por parte da prefeitura já iniciaram os seus trabalhos. Enquanto hoje (30/04), a CEI da Saúde se reuniu pela primeira vez. Ontem (29/04), a CEI do Covid-19 já definiu 11 questionamentos que serão encaminhados ao prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), que terá 15 dias para dar as respostas.

Esta última comissão, formada pelos vereadores Luiz Otávio da Silva (presidente), Rolgaciano Fernandes Almeida (relator) e Armando Tavares dos Santos Neto (membro) preparou as perguntas de forma que a Câmara saiba exatamente o que a prefeitura está fazendo para combater o coronavírus no município (veja todas as perguntas mais abaixo).

Já a comissão da saúde decidiu hoje que vai notificar o prefeito sobre a instauração da CEI e marcou para o dia 6 de maio um nova reunião entre os vereadores Rolgaciano Fernandes Almeida (presidente), Alexandre de Oliveira Silva (relator) e David Ribeiro da Silva (membro), onde definirão quais perguntas serão encaminhadas ao Poder Executivo.

Perguntas que serão encaminhadas ao prefeito pela CEI da Covid-19:

Quais providências estão sendo tomadas para combater a pandemia do Covid-19 em Itaquaquecetuba?

Quanto a prefeitura gastou com insumos e equipamentos de proteção desde o início da pandemia?

Desde o primeiro caso confirmado, em 26 de março, quais protocolos de segurança foram adotados para evitar o contágio dos funcionários da saúde?

Qual o real valor recebido do Governo do Estado e qual o seu destino?

Desde o primeiro caso registrado, quais medidas estão sendo tomadas para evitar a proliferação do vírus na cidade?

Durante a pandemia, quais licitações foram abertas e quais os referidos contratos?

Quanto a prefeitura já gastou durante a pandemia com recursos próprios?

Devido à pandemia, a prefeitura fez alguma ação de isenção de taxas e impostos?

As famílias carentes estão sendo assistidas, de que forma?

Quantas vagas em leitos de alta, média e baixa complexidade o município possui para vítimas do Covid-19?

Quantos óbitos por Covid-19 a acidade já contabilizou, quais os casos de mortes suspeitas sem confirmação?