Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Câmara de Itaquaquecetuba
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
01
01 JUN 2020
Secretário de Saúde explica ações de combate ao coronavírus
Foto Noticia Principal Grande
Secretário municipal de Saúde, William Harada
William Harada apresenta gastos e responde perguntas de conselheiros e vereadores

O secretário municipal de Saúde, William Harada, explicou durante a Audiência Pública Virtual da Saúde, ocorrida na última quinta-feira (28/05), porque a cidade não investiu num hospital de campanha mais caro, falou sobre a dificuldade de comprar respiradores e alertou que os números de infectados e mortos não são tão grandes se for levada em consideração a população do município. Por mais de duas horas, ele foi questionado por vereadores e conselheiros municipais de saúde sobre o que Itaquá tem feito para conter o avanço do coronavírus.

Desde que a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba começou a realizar as reuniões pela internet, por causa da pandemia do coronavírus, esse foi o encontro virtual com o maior número de público que assistiu a audiência via facebook. Com mais de 200 comentários e a possibilidade de enviar e-mail com sugestões e críticas, a população colaborou para que o encontro virtual atingisse seu objetivo.

A Audiência Pública da Saúde teve início com a apresentação dos números da pasta. Ao todo, Itaquá recolheu R$ 144.455.801,15 em receita federal, estadual e municipal. Desde montante, a lei exige a aplicação de, ao menos, 15% na área da saúde. Itaquaquecetuba aplicou 29% no setor entre janeiro e abril, o que correspondeu a R$ 42.807.399,05. Quase 15% a mais que o exigido.

Após a apresentação dos números, vereadores e conselheiros municipais da saúde fizeram várias perguntas ao secretário. Entre os questionamentos estava a preocupação com as ações de combate ao Covid-19. Sobre o hospital de campanha, tema tão debatido na cidade, Harada explicou que não acha justo gastar com uma mega estrutura de um hospital, sendo que Itaquá tem unidades básicas que sofrem para se manter. Ele alertou que todo o dinheiro vindo para o combate ao coronavírus está sendo usado apenas para esse tema, seja com a compra de equipamentos, máscaras ou ações específicas.

Em determinado momento, conselheiros disseram que Itaquá seria a cidade com mais mortes por Covid-19, informação rebatida pelo secretário. “Pega a população de cada cidade e divide pelo número casos”, respondeu. Vereadores ainda fizeram indicações de ações e conselheiros fizeram denúncias sobre o que viram durante vistorias feitas em unidades de saúde.

O vídeo da audiência pode ser assistido, na íntegra, no facebook da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. O tema da saúde tem recebido grande destaque no Poder Legislativo este ano, tanto que existem duas Comissões Especiais e Inquérito (CEI) que investigam irregularidades no setor.

 

Link para assistir ao vídeo: 

https://www.facebook.com/CamaraItaquaquecetubaSP/videos/545624442980151/?eid=ARBS-F7o8Dhcmzzk8SA1p1dn1rgzoLwYk2Eyn6R8V_RMRJRKGi3Zk_Gkco0P1IaIpA1BDqDYEw_stmxJ

Câmara de Itaquá.
Acompanhe
LOCALIZAÇÃO
Rua Vereador José Barbosa de Araújo, Nº 267, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba
CEP: 08573-040
ATENDIMENTO
Segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas - Sessões ordinárias todas as terças-feiras, a partir das 15 horas
NEWSLETTER
Clique aqui para se inscrever e receba informativos da Câmara em seu e-mail
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia