18 JUN 2020
LDO prevê orçamento de R$ 650 milhões para Itaquá em 2021
Secretário adjunto de Finanças, Sérgio Ruiz Arminiato, falou sobre a LDO
Arrecadação do município cai 25% em relação ao valor do ano passado por causa da pandemia do coronavírus

A prefeitura de Itaquaquecetuba prevê um orçamento de R$ 650 milhões para o ano de 2021, um valor 25% menor do que foi arrecadado no ano passado (R$ 873 milhões). O principal motivo dessa queda foi a crise econômica causada pelo isolamento social devido a pandemia do coronavírus. Os números foram divulgado hoje (18/06) durante a Audiência Pública Virtual referente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A reunião por videoconferência foi comandada pelo presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal, vereador Armando Neto, e teve a participação do secretário adjunto de Finanças de Itaquaquecetuba, Sergio Ruiz Arminiato. Os vereadores David Neto e Cida da Fisioterapia também acompanharam os trabalhos.

Para ajustar o orçamento às despesas, Arminiato afirmou que a previsão de gastos da prefeitura será de R$ 644 milhões, deixando uma reserva de contingência no valor de R$ 6 milhões. Para investimentos, a prefeitura contará com apenas R$ 26 milhões, sendo o restante para pagamento de funcionários, manutenção dos serviços e pagamento de dívidas.

“O projeto da LDO busca o equilíbrio das finanças públicas, o estabelecimento das metas da administração municipal e a determinação dos resultados fiscais do município”, afirmou o secretário.

No documento apresentado aos vereadores contam as metas e prioridades da prefeitura para 2021. Duas secretarias merecem destaque: Educação e Saúde. A primeira terá orçamento de R$ 123 milhões, enquanto a segunda R$ 253 milhões.