O Vereador Rolgaciano foi a Tribuna falar sobre as Comissões que se reuniram hoje com a presença dos Diretores do Sindicato dos Bancários, e a Comissão das Enchentes.Falou ainda sobre a ampliação do Aterro da Pajoan que ganhará mais tempo para funcionar em nossa cidade por mais 12 anos. “Essa Casa de Leis não vai deixar de discutir o assunto, teremos que encontrar uma saída para o problema que causa a região e as famílias que sofrem com a proximidade do Aterro Sanitário. Somos a favor de cada município cuidar do seu lixo e não enviar tudo para cá. Não devemos mais aceitar. Mas quero deixar claro que não depende de nós, não temos a Competência Jurídica sobre isso. É de competência do Estado. Mas quero deixar registrado que somos contra a ampliação do Aterro Sanitário em nossa cidade. Itaqua já está sendo explorada a mais de 20 anos. Quero falar também da iniciativa do Executivo para buscar uma solução para o Hospital Municipal, que assumiu o término da obra do prédio que visa a ampliação do atendimento do Pronto Socorro.
Vereador Doni foi a Tribuna falar sobre a matéria do Jornal de Itaquá da inauguração da Estação Elevatória de Água Tratada da Sabesp que atenderá os bairros do Jardim Macedo, Jardim Dirce e região. ”Quero dizer que a população está de parabéns por estar sempre cobrando. Que está chegando também a hora, estive com o Prefeito e este informou que já tem uma data estipulada para outras melhorias nos bairros para o começo de abril. Epoca que acaba o período das chuvas. Parabéns a população do Parque Macedo e Dirce que vieram acompanhar aqui neste Plenário. Acredito que o Prefeito vai cumprir. E isso é muito bom, porque o vereador nunca pede nada para ele, e sim para a população. Quero dizer parabéns, a hora de vocês estão chegando e acredito que a Vila Japão também será contemplada. Os moradores da Vila Japão tiveram que pagar pelo asfalto que agora as chuvas levou, as ruas estão cheias de buraco.”
Vereador Celso foi a Tribuna falar sobre os andamentos da Comissão Temporária dos Bancos, e sobre a Lei Municipal que está em 2° votação hoje. “esta Lei não só prevê a questão dos bancos ter uma senha de atendimento com horário de chegada e de atendimento como também assentos para todos os que estivem na fila esperando. Pedimos que a população participe desta Comissão trazendo informações pertinentes ao assunto bem como suas reclamações e sugestões possa ajudar, e que futuramente participe com a fiscalização, denunciando abusos. Esperamos que as informações coletadas por esta Câmara Municipal possa servir de subsídios também para outros municípios. Sobre a Comissão das Enchentes que está sob a presidência do Vereador Roberto Letrista para levantar os pontos críticos da cidade, esperamos também que a população esteja participando, como é o caso da Audiência Pública do Meio Ambiente que irá acontecer. É importante que a população participe e que a Audiência priorize a população de Itaquá. Participe pois é nosso Meio Ambiente que irá sofrer as conseqüências .
O Governo do Estado de São Paulo inaugurou o Centro de Água Tratada no Parque Macedo. Aproximadamente 180 mil pessoas serão atendidas com esse empreendimento. O Presidente da Sabesp Sr. Gesner Oliveira anunciou mais um empreendimento para o município que cuidará do tratamento do esgoto e sobre o desassoreamento do Rio Tiete desde Mogi até a barragem da Penha. Quero ainda comunicar que foi ampliado o período de inscrição até 05 de março no Site do CDHU para que funcionários públicos, estadual e municipal concorra ao sorteio eletrônico. Que definirá o sorteado e suplente aos apartamentos em nossa cidade. Isto é inédito em nossa região.”
O Vereador Dr. Oscar foi a Tribuna “Sobre o Aterro Sanitário, já tivemos uma etapa e essa etapa foi como a do Rodoanel. Itaquá vai ficando com essa pecha que tem: lixão, febem, cadeião. Eu gostaria de informar que não temos como interferir no processo, pois já está estabelecido e isto é um fato que vem desde a década de 80. Eles estiveram nesta Casa de Leis, mas não para pedir o nosso autografo, e sim para apresentar o projeto que já se encaminha para aprovação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Segundo o Prefeito para depositar o nosso lixo em Caieras vai triplicar o valor. O nosso subsolo já está comprometido, caberia a nós vereadores buscar melhorias para os moradores do entorno. Estou chamando a reflexão. Outra possibilidade é o bairro do Parateí em Mogi das Cruzes. Será que o Aterro foi fiscalizado como deveria? Apresentou proposta de tipo de lixo que pode ser reciclado? Reverter em Royalties para a nossa cidade. Vocês observarão que para o Consema se o projeto estiver de acordo com as normas técnicas ele será aprovado pelo Estado. Então só cabe a nós nos preparar. Vamos buscar adequações para trazer compensação a nossa cidade”
Aparte Celso Reis “quero acrescentar que uma vez que a licença seja concedida o projeto será colocado em andamento. As cidades que estão trazendo lixo para Itaquá. Nós estamos resolvendo os problemas das cidades vizinhas e acho que deveríamos também repartir esse prejuízo ambiental com as cidades vizinhas”.
Contra Aparte Vereador Elias “Não existe Lei ou Tributo que não seja o ISS, e não tem como cobrar por isso.
Aparte do Vereador Rolgaciano “Que a Empresa possa dar uma contrapartida para a nossa cidade, como cobrar apenas 50% do valor das outras cidades”
Dr. Oscar “temos que buscar saídas inteligentes como do Fumef, que atendem as cidades. Podemos levantar a bandeira do lixo que estamos recebendo para termos contrapartida como Royalties de exploração de determinada região”.
Vereador Firmino foi a Tribuna “Não quero ser repetitivo sobres os assuntos aqui já abordados. Quero apenas me expressar sobre o asfalto do Parque Macedo. Hoje estive conversando com o Prefeito sobre os trabalhos nos bairros Jardim Nice e Parque Macedo e da situação da Quinta da Boa Vista e Jardim Celeste. Eu creio que o Prefeito vai concluir os trabalhos nestes Bairros vai nos atender. Sobre o assunto do lixão é um assunto polêmico. Temos que procurar saber e exigir que venha a melhorar a nossa região.”