O Vereador Doni foi o primeiro a usar a Tribuna “é com satisfação que falo com os moradores da Vila Sonia que estivemos aqui hoje ouvindo os Secretários Municipais na Comissão formada para averiguar todos os problemas causado pelas enchentes, segundo o Secretário de Serviços Urbanos está programado ordem de serviços para aquela região que ainda encontra com áreas alagadas.
Aparte Vereador Roberto “A MRS já prometeu a esta Casa de Leis que fornecerá maquinas e equipamentos.”
Doni “A comissão já verificou com MRS que fornecerá equipamentos e a Prefeitura entrará com a mão de obra para solucionar os problemas da Vila Sonia e Fiorelo”
Aparte Ver. Firmino “ sobre a Comissão, não é que vamos resolver os problemas e sim os Secretários vieram aqui discutir o assunto hoje.”
Vereador Dr. Oscar Cabrera foi a Tribuna. Saudou a Professora Rosalina do Projeto Participação Jovem Cidadão Urbano, que trouxe a esta Casa de Leis jovens estudantes para conhecer e acompanhar os trabalhos dos vereadores na noite de hoje.”Os Vereadores que são os verdadeiros ouvidores públicos. Sobre a Vila Sonia, Maria Augusta e Fiorelo, que ainda estão sofrendo os refluxo das águas do Rio Tiete, pois o Rio nesta região ainda não foi desassoriado. O Parque Linear que foi prometido, o grande problema é que aqui não temos um representante na Assembléia Legislativa. Necessitamos ter uma consciência cidadã. Agradeço a participação de todos, é muito importante a participação de vocês e o conhecimento dos trabalhos desta Casa de Leis.”
Vereador Rolgaciano foi a Tribuna “cumprimento os Diretores do Pró Jovem Cidadão pela iniciativa e os moradores da Vila Sonia. Sabemos do drama e problemas que vocês estão vivendo lá e hoje nesta Casa, ouvimos os Secretários Municipais no intuito de resolver os problemas causados pelas enchentes. Ouvimos que a cidade tem 114 córregos, que não adianta limpar pois vamos continuar recebendo o refluxo do Rio Tiete, enquanto não houver desassoriamento na nossa Região. Propus ao Presidente da Comissão mais uma Audiência com o Governo do Estado, pois isso não é de competência do Prefeito e sim do Estado, e não temos estrutura para resolver isso. Essa foi a conclusão que os vereadores da Comissão chegaram, estamos aqui desde as 15:00 h, nos vereadores não temos autonomia.
Quero ainda dizer sobre 5 Projetos de Leis que estou retirando da Pauta, 4 foram barrados pelo Jurídico da Câmara. Então verifico que somos apenas um porta voz do povo, por questão da Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara, Com isso espero que tenham captado um pouco dos trabalhos e como são na Casa de Leis. Sobre a violência no nosso município, tivemos mais uma morte em saidinhas de banco. Estamos preocupados com todos os segmentos, da sociedade, gostaria de propor aqui uma Comissão de Segurança Pública.
Aparte Ver. Doni “ Você está de parabéns vereador, nós do município doamos gasolina para as viaturas da PM, consertamos as viaturas, pagamos Pró Labores aos policiais e ainda assim, estamos sofrendo com esta falta de segurança, a cidade está fazendo a sua parte, e o Estado nada.”
Rolgaciano “ O Prefeito está reestruturando a Guarda Municipal, estamos com uma infraestrutura péssima na PM. Mas somos formiguinhas e não vamos ficar calados, por isso em definitivo peço para esta Mesa Diretora que tenhamos a transmissão ao vivo na Internet da nossas Sessões, nós não temos mecanismo e essa Câmara tem pessoal técnico administrativo para criar um canal de comunicação.
Vereador Celso Reis foi a Tribuna falar sobre o Projeto de Lei das Senhas no atendimento bancário que foi sancionado pelo Prefeito. Vocês que são alunos podem ajudar na divulgação da Lei que serve a todos os munícipes. Esta é a primeira comissão para discutir o atendimento nas agencias bancárias e institui a Leis de Senhas como foi a nossa. Sobre a Comissão das Enchentes, quero dizer que Itaquá já sofreu enchentes, mas nunca como essa ocorrido no começo do ano, e não podemos ficar esperando as próximas chuvas. Sobre as questões climáticas que atingiu a nossa região. Hoje o Prefeito e eu estivemos juntamente com o Deputado João Caramez em reunião com o Secretario Estadual de Habitação para discutir a situação da Bolsa aluguel para os nossos desabrigados. Teremos ainda uma reunião para defendermos toda a população que se encaixa neste perfil, inclusive aquelas famílias que já voltaram para as suas casa.Teremos ainda uma reunião com o Secretario Estadual de Educação Paulo Renato pra discutirmos novas escolas para o Município atender todas as famílias.”
Vereador Donizete Santos foi a Tribuna falar sobre Projeto de Lei de sua autoria que determine que a coletora de lixo tenham um horário especifico para coleta e os moradores possa saber e colocar o lixo na rua em horário próximo da coleta, evitando assim que sacos de lixo fiquem o dia todo na rua, minimizando os efeitos ocorridos no período de chuvas.