Comissão de Vereadores participaram de Reunião Pública com Comissão da Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba – GCM Senhores Alex Freitas Silva, Rildson Cerqueira de Carvalho, Daniel Guarino Horta e Rogério dos Santos Neves, Representante a Associação de Guarda Civil Municipal do Alto Tiete Senhor Sergio Braz da Silva, Representante da Guarda no Sindicato dos Servidores Públicos Municipal Senhor Cosmerindo Jardim da Silvae o Secretário Municipal de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba Senhor Geraldo Perioto.
A Reunião Pública foi requerida pela GCMs intermediada pela Vereadora Adriana Aparecida Felix, com uma pauta de reivindicação da categoria entre elas a valorização da corporação da Guarda Municipal que são servidores públicos municipais que muito contribuem com a segurança do município com ações preventivas junto as escolas, nas repartições, praças e vias públicas. A Guarda se faz presente em todas as manifestações e eventos públicos dentro do município, nas rondas escolares, dando o apoio e garantindo a segurança tanto das autoridades como do cidadão comum. Um grupo de guardas está se capacitando para o combate e entrada de crack nas portas das escolas.
Requereram que o plano de carreira da corporação fosse colocado em estudo a acrescentado no planejamento anual pelo chefe do Poder Executivo e pelos Vereadores. A valorização do GCM dentro do município tende aumentar a percepção de segurança dos cidadãos. Ainda temos os vigias patrimoniais que também inibem ações contra os prédios públicos municipais. Sabemos que o trabalho da GCM tem a aprovação da população que já incorporou a presença deles na prestação dos serviços oferecido para a segurança e já contam com este efetivo em situação diversas rotineira do dia a dia.
O Secretário de Segurança informou que algumas ações estão acontecendo e que a Comissão pode confiar. Muitas das reivindicações apresentada já foram colocados em estudos e estão previsionado para acontecer dentro do planejamento anual para 2015. Que como todos sabem no serviço público nada pode ser feito sem constar na Lei Orçamentária Anual. Que já há uma negociação em andamento pra a confecção e aquisição do uniforme para uso da Guarda Municipal. Hoje ele está Secretário, portanto este é o compromisso de honrar com parte das solicitações da Comissão para melhoria da condição de trabalho da corporação.
O Vereador Celso Heraldo dos Reis enfatizou que esta abertura para discussão das classes de servidores municipais é válida. Colocando que um fator positivo de já ter havido uma pré conversa com o Secretário Municipal de Segurança com todas as aspirações da classe. E discutir os problemas da cidade é contar com o quadro de servidores municipal engajado com a realidade do município. Este sim é o maior patrimônio público que o Poder Executivo para administrar uma cidade.
A Vereadora Adriana colocou que o efetivo da Guarda Municipal hoje é composto de 274 servidores mais os vigias patrimoniais que cuidam da Segurança do município. Cabem a cada um dos presentes transmitirem o que foi aqui acordado nesta Reunião Pública, aos demais que não puderam comparecer. E que um importante passo foi dado e que todos os Vereadores são sensíveis aos problemas de todas as classes dos servidores municipais.